Abordagem Pikler…

Filosofia, técnica, detalhe, mãos suaves, motricidade livre, deixar a criança livre para brincar, explorar, olhar, tocar, afeto, vínculo afetivo, autonomia, história pessoal, ambiente seguro, acalentar, dar segurança, tom de voz, valorizar a palavra, sentimento de competência, competência em conquistar, competência em afetar o outro, cuidado, querer cuidar, figura de referência, desenvolvimento postural, organização dos espaços, previsibilidade do cuidado, roupas confortáveis, objetos que evocam interesse, preparo do entorno, cuidados com familiares e profissionais, profissionalização que traz segurança, postura questionadora, coreografia do cuidar, harmonia no encontro com o outro, respeitar o tempo, o ritmo, presença confiante do adulto, cada criança tratada como única…

grupo-de-estudo-29-11-2016-27

grupo-de-estudo-29-11-2016-6No último sábado, 19/11/16, chegamos ao final do 1º Grupo de Estudos Uniepre com o tema “Cuidar e Educar na Primeiríssima Infância”. Foram seis encontros ao longo de 2016 que proporcionaram reflexões sobre os trabalhos realizados com as crianças bem pequenas.

Para o fechamento desse ciclo pudemos contar com a presença da psicóloga Taís Cesca, que trouxe reflexões importantes a respeito dos nossos processos internos e como esses influenciam nossas ações diariamente.

No final as participantes deixaram algumas escritas que gostaríamos de compartilhar com a comunidade da Educação Infantil.

“Emmi Pikler deu aos cuidados da infância um estatuto de ciência. Saímos, então, do “achismo” dos costumes que passam de geração para geração sem ser refletidos, sem considerar a criança.”
Marilene Negrini da Silva

“Despertou em mim a vontade de fazer o diferente, por onde eu passar…”
Rosemeire Santos de Assis

“Acho que o diálogo com as famílias foi o que mais evoluí, pois agora me sinto mais confiante e segura em relação ao que é proposto para as crianças”.
Lígia Fiocco

“Que somos um ser único! E que tudo que somos reflete.”
Elizangela Quesada Jaen Rodrigues

“Aprendi a olhar, a tocar e a falar. Aprendi a ter o cuidado. Aprendi que vale a pena cada dia mais me aprofundar nesse conhecimento. Pikler: uma forma de fazer educação que me encanta e faz com que me apaixone cada dia mais pela minha profissão de pedagoga”.
Gabriela Cellero Meira

“Continuar acreditando que é possível fazer a diferença por onde eu for.”
Márcia Pereira de Oliveira

“Aprendi que podemos sim fazer a diferença, basta mudarmos nossa postura, nosso modo de ver as pessoas, a vida, basta querer!”
Debra Almeida

“A base dessa relação é o toque, o olhar e a fala. A autonomia da mente é a chave para uma relação de confiança e estabilidade.”
Cristiane Barbosa Affonso Villa

“Respeitar o tempo, um é diferente do outro. Observar, interagir, criar vínculo, planejar”
Ingrid Muniz

Agradecemos a presença de todas, os aprendizados, os ensinamentos e aproveitamos para comunicar que em março de 2017 teremos novas turmas.

Grande beijo,

Vamos estudar sobre os bebês?
É com muita alegria e orgulho que anunciamos nosso III encontro sobre
Educação Infantil na Primeiríssima Infância.

Esperamos por vocês!
Reserve sua vaga!

Acesse: http://uniepre.com.br/abec/c-educacao-infantil-na-primeira-infancia.php

curso-primeirissima-infancia-capa

Por Patrícia Bignardi e Flávia Gusmão
Centro de Formação UNIEPRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *