“Porque brincar também pressupõe experimentar. E todo mundo já sabe que para conhecer bem uma brincadeira é preciso experimentar muitas vezes: cair e levantar, tentar de novo, treinar, relembrar e fazer mais uma vez. Mais que isso, é preciso viver a experiência do brincar.”

Brincadeira em todo canto: reflexões e propostas para uma educação lúdica.
Girotto, Daniela. Editora Peirópolis, 2013.

brincar-explorar-o-ambiente-1

Para viver a experiência da brincadeira com liberdade e em contato com a natureza as crianças, do infantil A e B (1 ano e meio a 3 anos e meio de idade) de nossa escola, são privilegiadas pois, elas têm à disposição um lugar amplo,  cercado pela natureza, com infinitas possibilidades para brincar e explorar o espaço a céu aberto! Movimentam-se o tempo todo  por locais compostos de obstáculos diversos, caminham, pulam e correm por tipos de solo inusitados,  que podem proporcionar diferentes desafios  por meio do uso de elementos  naturais, tais como: folhas, gravetos, árvores, pedrinhas, joaninhas entre outros.

brincar-explorar-o-ambiente-2Enquanto as crianças brincam, interagem entre elas, em grupos, criam situações que potencializam a imaginação,  criam e recriam novas brincadeiras…

Diariamente passeamos pelo parque, exploramos o bosque e as crianças aprimoram as experiências de contato com a terra, as árvores e demais elementos que vão descobrindo pelos caminhos. Nesses momentos, exercitam, também, o domínio corporal, andam e correm por diferentes superfícies permitindo passar por diversos desafios ao terem que descer e subir os obstáculos! E também acontecem inúmeras oportunidades para que utilizem os sentidos de maneira mais ativa, pois essas experiências aguçam a utilização da visão, da audição, do paladar, do olfato e do tato. As mãos e os pés trilham por caminhos inusitados; nesses percursos exploratórios, as crianças têm a oportunidade de observar pessoas, bichos e objetos diversos. Sentem as diferentes temperaturas do ambiente, e ficam fascinadas quando percebem a diversidade de sons da natureza!

O ambiente natural, acreditamos, permite que elas ampliem as suas escolhas das possibilidades de realizar as suas pesquisas e projetos de investigação.

As conquistas e as descobertas feitas pelas crianças nessa etapa da vida – na primeira infância – contribuem para a formação de pessoas autônomas, independentes e sensíveis às questões humanas, que tanto carecemos na contemporaneidade.

brincar-explorar-o-ambiente-3

brincar-explorar-o-ambiente-5

Professoras: Eliana Barretos e Liliane Alcantara
Unidade Zoetis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *