Acreditando na importância da convivência e suas interações para a formação da identidade pessoal das crianças, nós na UNIEPRE investimos no planejamento de rotinas e ambientes que contemplem o acolhimento, que favoreçam a afetividade, que estimule a descoberta através do prazer da investigação, que sejam desafiadores… Enxergamos na organização dos espaços uma oportunidade de apoiar experiências ricas em aprendizagem.

Em diferentes momentos da rotina de nossas crianças, considerando suas singularidades e especificidades, propiciamos uma regularidade de experiências promotoras de aprendizagem significativa que valorizem as competências já existentes e permitam a construção de novos saberes.

É notório o encantamento das crianças pela luz, seja ela natural ou artificial. Seja através da apreciação da sombra refletida na luz do sol ou pelo reflexo produzido pelas brincadeiras através da luz artificial.

Observamos como os pequenos se envolvem, prestando atenção às sombras e seus movimentos. A fantasia toma conta das brincadeiras através desses elementos luz, sombras e seus contrastes.

Luzes e sombras inspiram os pequenos, convidando-os a experimentarem a magia e o encantamento simbólico do faz de conta. Coloridas, contrastantes, intensas ou tímidas, elas convidam à brincadeira, sugerem formas, movimentos e até mesmo sensações.

Foi assim que a brincadeira com sombras, a partir de elementos da história “Uma noite assustadora” que nossos pequenos brincaram com suas sombras, tentando alcançá-las com os movimentos que fazem e as formas que produzem.

Através dessa experiência, eles vivenciaram a descoberta de como se faz para a sombra crescer ou diminuir na parede e como isso também ocorre em função da posição e proximidade da luz.

Investindo na riqueza das múltiplas experiências, convidamos nossas crianças a experimentarem a arte de elaborar desenhos sob a mesa de luz, estimulando linguagens visuais e gráficas que oferecem um modo de registrarem suas ideias, observações, recordações, sentimentos… Essa ação sugeriu ritmos, movimentos, percepções e uma diversidade de descobertas por meio do movimento de cada traçado, do contraste de cada cor refletida através da luz, levando nossas crianças a reconhecerem que a iluminação é um dos grandes componentes da nossa percepção estética relacionada à emoção e aos sentidos.

Ao favorecermos um espaço organizado no qual as crianças se sintam pertencentes e seguras, maximizamos, potencializamos variáveis de possibilidades de interações cooperativas, amplas, afetivas, intensas, prolongadas, influenciando a criatividade através de diferentes linguagens que emerge a partir dos desafios e experiências que esse ambiente propõem diariamente.

Por: Regina Rufino
Professora Taís Moreno Mazzieri
Auxiliar de sala Vera Helena B. G. Araújo
Turma Infantil 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *