junina-1

junina-2A cultura de um povo tem permanência na medida em que temos condições de preservá-la e difundi-la entre as gerações. Acreditamos que a escola é o espaço social que pode, e deve favorecer que as tradições culturais sejam vivenciadas pelas crianças desde a tenra idade.  Nesse sentido, temos um importante papel, como agentes sociais, em favorecer a ampliação e conservação desse tipo de experiência cultural. 

Assim, acreditamos que abrir as unidades Uniepre às comemorações juninas é muito mais do que cumprir um calendário comemorativo. Essa ação cultural deve ser traduzida como uma oportunidade para que os pequenos tenham novas experiências, por meio da linguagem – festa – importante para a leitura do mundo que os cerca, e também,  viver experiências por meio do conhecimento da cultura tradicional.

As festas ocorrem em nossas unidades durante o mês de junho, são celebradas com muita alegria pelas crianças, suas mães e demais familiares! Geralmente, as crianças maiores realizam pesquisas com seus familiares sobre as comidas típicas e os sentidos que elas têm quando servidas durante os festivos juninos!

A seleção dos pratos típicos, tradicionais para a ocasião, é realizada pelas crianças, as guloseimas são feitas com carinho e muita dedicação pela equipe de cozinheiras das unidades!

Para a festa ser completa, as danças têm presença garantida! As crianças se envolvem com as músicas e coreografias tradicionais  que remetem à época junina, como por exemplo, Cai, cai balão e Pula fogueira. Os bem pequeninos, dançam embalados no colinho das mamães, os maiores, já se arriscam nas rodas e coreografias em duplas!

junina-3

A unidade CCI Nosso Mundo de Amor, coordenada por Luana Gonçalves e Eliane Fernandes e Gestão da SSP pela Sra Josefina Verna, recebeu na tarde de ontem, 24 de junho,  toda a comunidade escolar para, em comunhão, festejar com as crianças ao som de Luís Gonzaga!

junina-4

As professoras, a equipe de auxiliares e as crianças dos grupos G2; G3; G4 e G5 dançaram lindas coreografias inspiradas nas belíssimas canções do Gonzagão, dentre elas:  “Amargo que nem jiló”;  “Mandacaru” e “Asa Branca”!

Confiram nas belíssimas imagens…

Por: Sheilla André
Gerente do Centro de Formação UNIEPRE
Fotos: Juliana Meneses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *