fotos

“Cuidar e educar na primeiríssima infância: Uma nova abordagem”

Na última manhã de sábado, 2 de abril, a UNIEPRE reuniu no CCI FURP, cerca de 70 educadoras – auxiliares de classe, professoras de berçário, coordenadoras e gerentes das unidades. Nesse encontro foram tematizados os conceitos que embasam os princípios de Emmi Pikler, que são inspiradores em nosso dia a dia aliados ao trabalho pedagógico UNIEPRE,  para cuidarmos e educarmos os  bebês!  

Esses conceitos foram expostos de maneira dialógica, em análises de vídeos, reflexões teóricas  e vivências variadas, as gerentes Luana Gonçalves, Patricia Bignardi e a diretora Flávia Gusmão coordenaram os grupos. A manhã de formação  foi  considerada pelas educadoras como um momento importante de valorização profissional e de estabelecimento de relação com as práticas realizadas nos cotidiano das unidades.

Segundo a educadora Elizete Santos,  professora do berçário da unidade Pfizer, “é observável como os bebês se sentem mais tranquilos e felizes ao proporcionarmos a eles momentos em que sentem o toque e a voz  suaves, e também, ficam inteiramente livres para se movimentar”.

As discussões nos grupos, foram realizadas por meio de um vôo panorâmico pelos princípios básicos da abordagem pikleriana, considerando  o trabalho pedagógico realizado nas unidades UNIEPRE. As reflexões acerca desses princípios têm objetivo de sensibilizar para que as educadoras apreendam as possibilidades de valorização das capacidades naturais de desenvolvimento dos bebês e o papel de cada educadora nesse processo.  Ressaltamos alguns tópicos abordados em nossos estudos:

1. Os desafifoto-patos de se cuidar e educar bebês;

2. Olhar, tocar e falar… Elementos fundamentais para uma relação saudável;

3. Segurança afetiva, autonomia, movimento livre e brincadeira – os quatro pilares para o desenvolvimento do bebê;

4. Postura e deslocamento: motricidade se ensina?

5. Pneu, cadeirão, bebê conforto e andador – uma análise reflexiva sobre  os usos desses objetos no berçário;

6. Materiais não estruturados: Cesto dos tesouros – uma proposta;

7. O brincar livre na perspectiva de Pikler.

 

No próximo sábado, a UNIEPRE promoverá mais um encontro de formação, com o mesmo tema: “Cuidar e educar na primeiríssima infância: Uma nova abordagem”, na cidade de Anápolis – GO.

fotos-rodape

Por:  Sheilla André
Centro de Formação UNIEPRE