luz-sombra-e-historia_Afirmar que as crianças adoram ouvir histórias é consenso entre leigos e profissionais da educação! Elas  interagem positivamente e de forma mágica, nos momentos das leituras e contações das histórias.  Mergulham no universo das personagens,  passeiam por diferentes lugares, atribuem cores e sabores, dão vida às narrativas. Para elas, o mundo das histórias é constituído de pura magia!

Sabemos que a prática de leitura de histórias às crianças,  suscita grande interesse pelos pequenos, causando neles grande prazer em ouvir e, também, recontá-las. Do ponto de vista do desenvolvimento da criança, ouvir narrativas desde o berço, além de proporcionar que os bebês e as crianças bem pequenas participem de situações comunicativas interessantes, promove a todas um bom desenvolvimento social, cognitivo e emocional.

Em nosso dia a dia na FURP, observamos que as histórias lidas e/ou contadas, têm influenciado diretamente no desenvolvimento da oralidade dos pequenos. Dessa maneira, a interação verbal, luz-sombra-e-historia-3importante conceito ligado às questões do desenvolvimento da linguagem, faz emergir de maneira natural a linguagem oral, por meio do  uso social de situações de leitura.

Procuramos garantir  aos nossos pequenos o acesso  à diversidade de gêneros literários. Para um dos momentos de contação, selecionamos  o livro-brinquedo “O Que Parece?”. Monalisa Ferreira, educadora-auxiliar da turma,  utilizou a mesa de luz e diversificados materiais e imagens de objetos para representar  a história. As crianças se deleitaram com as dinâmicas criadas por ela! A turma ficou admirada com os  efeitos que a caixa de luz produz, as crianças descobriram que ao bater as mãos sobre a mesa subia um pó brilhante proporcionando no ar,  um efeito encantador!

 

luz-sombra-e-historia-2

rodape

Por: Patrícia Sansão
Coordenadora Pedagógica
FURP – Fundação para o remédio popular

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *