Matéria sobre Berçário UNIEPRE | Revista Mirante

De volta na zona norte!

Nosso percurso de atuação na área educacional se iniciou em 1989, na região da zona norte da cidade de São Paulo.

A estrutura, concebida por um projeto arquitetônico que visa a excelência nos espaços infantis, é composta por salas e espaços externos com iluminação e ventilação naturais, sala de amamentação, sala da saúde, entre outros, espaços estes planejados a partir da concepção de que toda criança é dotada de capacidades e de competências que as tornam capazes do exercício do pensamento na construção de diferentes saberes.

Acreditamos que a formação de vínculos afetivos é prioridade no trabalho, assim como, a motricidade livre, o brincar e a construção da autonomia. A proposta é fortemente inspirada na abordagem criada por uma pediatra húngara. Sua forma de pensar e conceber o bebê e a criança possibilita a valorização da primeiríssima infância. O olhar, o toque e a fala de forma extremamente respeitosa, favorece a formação de seres humanos seguros, autônomos e independentes.

O agir, o tocar e o falar com as crianças estão no centro da abordagem Pikler. Agir e tocar com mãos suaves, e escutar as diferentes linguagens desenvolvidas pelas crianças, são ações essenciais para que o educador construa vínculo afetivo seguro com o bebê e com a criança.

Planejamos situações em que as crianças são levadas ao exercício do pensamento, seja através do levantamento de hipóteses, da resolução de pequenos problemas, da vivência de diferentes situações, especialmente por meio do brincar e da elaboração de projetos que trazem organizada, contextualizada e compartilhadamente, o acesso aos saberes já construídos pela humanidade.

Ao longo dos seus primeiros anos, o bebê e a criança percorrem os caminhos mais importantes da sua vida, momento em que se estruturam os processos que contribuirão para a formação e definição do seu caráter e da sua personalidade. Acreditando nisso, a Uniepre investe fortemente em seus profissionais, organizando uma proposta de formação continuada em serviço, que garante a reflexão e a transformação da prática educacional.

Para agendamentos de visitas acesse: www.uniepre.com.br/bercario/

Esperamos por você!

Valéria Vasconcellos e Flávia Gusmão
DIRETORAS – UNIEPRE
www.uniepre.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *