O-lugar-da-fantasia-no-brincarNo contexto da educação, em especial na educação infantil, observamos que as crianças procuram compreender o mundo adulto fazendo uso de alguns objetos, transformando-os de acordo com suas necessidades, para representar situações já vivenciadas no cotidiano. Com isso, a criança vai se inserindo no mundo adulto pouco a pouco, elaborando e reinventando a realidade a partir da fantasia.

Quando está brincando, a criança pode então se tornar algo que ainda não é,  utilizando-se da imaginação para agir com objetos substitutivos e interagir segundo padrões não determinados para a realidade do espaço social em que vive e ultrapassar os limites que lhe são apresentados.

O brincar também possibilita às crianças desenvolverem as habilidades de pensamentos. Elas superam a sua própria condição infantil, agindo como se fossem maiores, desafiando seus limites. Segundo Leontiev, surge na criança, uma necessidade de agir como adulto, isto é, de agir da maneira como ela vê os outros agirem, da maneira que lhe disseram e assim por diante.

O-lugar-da-fantasia-no-brincar-2Podemos concluir que mesmo quando brinca espontaneamente, a criança não está apenas passando o tempo, pois, sua imaginação é o que determina suas atividades, e o brincar funciona como sua linguagem secreta, sua forma de interagir com o meio, o que deve ser respeitado, mesmo quando não compreendemos.

De fato o brincar consiste o mais alto nível de desenvolvimento infantil, pois quando  a criança brinca, potencializa e pratica os quatro pilares da educação como forma integral de desenvolvimento: ela aprende a conhecer, aprende a fazer, aprende a conviver e aprende a ser.

Temos o privilégio de vivenciar dia a dia, aqui na unidade Furp, com os pequeninos do infantil III, essa prática de inventar brincadeiras e entrar num mundo cheio de descobertas, não só para eles, mas para nós professoras também, que descobrimos dia a dia, por meio das representações que eles apresentam, a subjetividade de cada um!

O-lugar-da-fantasia-no-brincar-3

Educadora auxiliar : Vanessa da Silva Freire
Professora: Ana Paula Alves
FURP – Fundação para o remédio popular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *