O movimento para as crianças pequenasObservando nossa turma do Infantil A é possível constatar que o mundo para elas é um mundo de ação. Movimentar-se é uma palavra de ordem para esta turma. As crianças não param de explorar possibilidades de movimento com o corpo, buscam desafios e obstáculos a serem superados.

 O desenvolvimento motor se dá a partir do processo de maturação biológica  e das experiências que o bebê realiza para formar sistemas de equilíbrio que são adquiridos com a vida. É pela motricidade que a criança descobre as potencialidades do seu corpo, estabelece relações entre os objetos, afirma sua percepção e elabora imagens e representações.

A aquisição da marcha é uma conquista importante para a criança, pois permite tomar a iniciativa de se afastar daqueles que são responsáveis por ela, com maior facilidade, acrescentando uma nova dimensão às suas idas e vindas, proporcionando  independência e autonomia para a criança.

Espaços organizados que oferecem às crianças possibilidades de se locomoverem com liberdade e segurança, ajudá-los-á a adquirir:

  1. Maior controle dos movimentos corporais.
  2. A ação de cautela.
  3. E o sentimento de competência.

Quando a criança conquista um novo deslocamento ou postura por si só, aprende a ser cautelosa, tornando suas quedas bem menos frequentes. O bom movimento é fluente, sem precipitação, prudente e sem esforço.

O educador ao planejar situações de brincadeiras permite às crianças explorar e descobrir novas possibilidades com seu corpo.

O movimento para as crianças pequenas

Por Cristiane A.Butscher
Coordenadora Pedagógica
Espaço Criança Eurofarma – Itapevi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *