Os organizadores do desenvolvimento motor – um olhar sobre a psicomotricidade

Formação Uniepre

A UNIEPRECentro de Estudos de Formação Continuada oferece assessorias, cursos, oficinas, palestras e seminários para os colaboradores da própria escola UNIEPRE, assim como para outros profissionais da Educação Infantil. Nesta perspectiva, acontecerá nosso próximo curso sobre Educação Infantil na Primeiríssima Infância.

No último sábado, 18/02, oferecemos para 40 profissionais das nossas unidades UNIEPRE um conteúdo sobre motricidade livre, segundo abordagem da médica húngara Emmi Pikler.

 Já sabemos que o desenvolvimento motor se relaciona com a afetividade e a inteligência dos seres humanos. Porém, ainda há perguntas sobre como funciona esta relação e, se de fato, há uma possibilidade para que todas as crianças desenvolvam ao máximo seu potencial motor, afetivo e cognitivo. 

 Neste encontro, as educadoras se apropriaram de como a iniciativa do bebê de se movimentar, na grande maioria das vezes, é disparada por um projeto cognitivo ou afetivo, transformando o seu corpo biológico e suas formas de pensamento.

Os estudos de Emmi Pikler foram marcantes no que se refere ao olhar sobre o significado do desenvolvimento motor autônomo, mas:

  • Qual o interesse da pediatra em relação ao desenvolvimento motor do bebê?
  • Como o desenvolvimento motor se relaciona com a inteligência do bebê?
  • Quais são os organizadores para um desenvolvimento motor ótimo?
  • Será possível que bebês com deficiência tenham desenvolvimento motor ótimo?
  • Qual o olhar de Emmi Pikler sobre a estimulação motora?

Esses e muitos outros conteúdos foram motivo de discussões, reflexões e estudos aprofundados neste sábado, enriquecedores para a nossa atuação prática.

No próximo dia 11/03 teremos mais um encontro para estudo, em busca de aprimoramento, marca do trabalho da escola UNIEPRE.

Para finalizar desejamos fazer um comentário sobre as participantes desse grupo de profissionais da UNIEPRE:

“Ficamos honradas e esperançosas quando compartilhamos saberes tão importantes para a primeiríssima infância com pessoas preocupadas e dedicadas com a educação infantil.

Para nós é motivo de grande orgulho!”
Flávia Gusmão e Valéria Vasconcellos
Diretoras

Formação Uniepre

PALESTRANTE: Leila Oliveira Costa-  Pedagoga e Mestre em Educação (UNICAMP) Especialista em Educação de 0 a 3 anos. Consultora de projetos voltados à Primeira Infância na Fundação FEAC e Formadora de gestores em projetos do Banco Mundial e BRINCS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *