Para Além dos Conteúdos na Formação do EducadorQuando se pensa em formação de educadores, o conteúdo selecionado para estudo precisa ser abordado considerando o desenvolvimento da autonomia intelectual do professor, pois é a autonomia que garante a compreensão significativa deste conteúdo.

Não basta memorizar conceitos, estratégias e ideias de materiais; é necessário pensar sobre, elaborar, ressignificar, identificar o que precisa ser mais aprofundado, olhar para a prática e vislumbrar novas possibilidades.

No dia 26 de novembro, finalizamos mais um curso oferecido pelo Centro de Formação Uniepre. Além de abordarmos assuntos como: Brincar, Motricidade Livre, Autonomia do bebê e Afetividade, tratamos de assuntos como: estilos de aprendizagens do adulto, importância da autonomia do educador, e desenvolvimento do senso crítico a partir do aperfeiçoamento profissional.

Para finalizar o curso, a Uniepre teve o interesse de ouvir o educador para compreender sua trajetória na construção de novos saberes. Abaixo vamos compartilhar com vocês algumas escritas das participantes, realizadas na Reflexão Final após nossos encontros do Curso “Primeiríssima Infância”.

Por Patricia Bignardi
Coordenadora Pedagógica Uniepre

“Desejo mudar minhas atitudes, posturas e pensamentos; é necessário mudar antes em mim e depois na prática”.
Catiele dos Santos Anjos

“Que pena que não tive esse curso logo no começo da minha formação”.
“Dar mais valor para o que a criança me diz, respeitando e acreditando mais no meu potencial”.
Juliana Santos de Jesus

“Aprendi que é necessário ampliar a capacidade da minha observação, o que observar, como observar, para assim proporcionar sempre o melhor aos que estiverem sob meus cuidados”.
“Leandra de Souza Dib Teixeira”

“Meu maior aprendizado está relacionado com meu posicionamento frente às crianças. Meu conceito sobre a postura do professor mudou”.
Marcela San Giácomo Manfredini

“Se eu quero realmente trabalhar com crianças, preciso me comprometer de corpo e alma (…). Devo ter postura de uma verdadeira educadora”.
Jocilene dos Santos Bispo

“Meu maior aprendizado foi que os verdadeiros heróis são as crianças, que os bebês têm grande poder de atuação e domínio entre eles mesmos, que são capazes de muitas coisas, e que o importante é respeitar seu tempo e seu espaço.”
Quiteria Rafaela Ferreira da Silva

“Aprendi a interpretar o movimento e o quanto o toque é importante e tem hora certa para tudo.”
Gisele Telles Leopoldo

“Ter um olhar diferenciado para meus alunos e entender o seu tempo de aprendizagem”.
Adressa Albuquerque Di Genaro

“Olhar a criança com outro olhar, de uma maneira inovadora. Aprender a ouví-la, a respeitá-la, a cuidar de uma forma diferente,  e aprender a ver a diferença de cada criança, a respeitar o tempo de cada uma, deixá-la livre para explorar, para brincar.”
Gabriela Bueno Rodrguês Lima

“Aprendi a estar sempre presente como educadora na vida e nos momentos das crianças de um jeito diferente e enriquecedor, fazendo sempre valer a pena cada momento”.
Telma dos Santos Melo

“Aprendi a respeitar o tempo motor do aluno. Como pedagoga, sempre levei em consideração a frase: “Temos que ser trilha e não trilho”. Entendi que o bebê precisa ser respeitado em seu tempo.”
Lívia Soriano de Carvalho

Novas turmas para o desenvolvimento deste e de outros temas serão abertas em 2017. Para o primeiro grupo, as vagas já estão sendo preenchidas para os cursos que acontecerão nos meses de março e abril.

Reserve a sua! (Clique aqui)

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Equipe do Núcleo Pedagógico UNIEPRE

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