Projeto de Olho na Visão

A VISÃO é um dos mais importantes sentidos no desenvolvimento físico e cognitivo normal da criança. O desenvolvimento motor e a capacidade de comunicação são prejudicados na criança com deficiência visual, pois gestos e condutas sociais são aprendidos pelo feedback visual.

O diagnóstico precoce de doenças, um encaminhamento e tratamento adequados e efetivos, bem como um programa de estimulação visual precoce podem permitir que a criança possa ter uma integração maior com seu meio.

(Diretrizes de atenção à saúde Ocular na
Infância, Brasília 2013)

Nos estudos realizados de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as causas mais encontradas para a perda visual e que levam até à ausência total de visão são:

Projeto de Olho na Visão

 

 

 – Toxoplasmose;
 – Catarata;
 – Retinopatia da Prematuridade (ROP);
 – Glaucoma;
 – Alterações do sistema nervoso central.

 

 

30% das crianças com idade escolar  apresentam algum problema de visão, e 8 em cada 10 crianças nunca fizeram exame de vista, ou foram examinadas por oftalmologista.

Projeto de Olho na VisãoNa UNIEPRE, o projeto “De Olho Na Visão”, há 10 anos vem cuidado da saúde visual das crianças . A triagem, através de exame físico do olho para crianças de até 4 anos, e TAV- teste de acuidade Visual para crianças maiores de 4 anos com uso da Tabela de Snellen, são nossas principais estratégias.

As rodas de conversa feitas pelas equipes de enfermagem com as crianças, proporciona para os pequenos a discussão e conscientização para os cuidados que devemos ter com os olhos e com os óculos, para quem os usam.

As famílias são parte essencial do projeto. Participam ativamente, desde o compromisso de enviar à escola a documentação do teste do olhinho, acompanham o desenvolvimento do projeto, e levam seus filhos regularmente no oftalmologista, o que nos permite cada vez mais atingir a missão da UNIEPRE de proporcionar tranquilidade e conforto para nossas famílias em uma relação de integração.

Projeto de Olho na Visão

Por: Ellen C Del Grande
Gerente Núcleo Saúde UNIEPRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *