Reunidos neste sábado, dia 27 de abril de 2019, para mais uma edição do PUPS Programa UNIEPRE de Primeiros Socorros, 170 profissionais do Grupo UNIEPRE SP. Professores Titulares, Educadores Auxiliares, Educadores Especialistas, Diretoras e Gerentes Pedagógicas, Profissionais da Higiene Ambiental, Lactaristas, Cozinheiras, Auxiliares de Cozinha, Enfermeiras e Técnicas de Enfermagem, Nutricionistas, Equipe completa de Gestão de Pessoas e Administrativo UNIEPRE.

Uma equipe de socorristas! Todos habilitados e capacitados para treinar os participantes de forma teórica e prática nos protocolos de Primeiros Socorros.

Agora, juntos com a Lei Lucas, muitas crianças terão de fato o direito de saúde e segurança, no que diz respeito aos primeiros socorros.

No XIII Encontro para treinamento de Primeiros Socorros, a UNIEPRE adere à Lei Lucas.13.722/18, e tem a honra de receber Andreia Zamora, Socorrista, ativista pela vida.

#VAILUCAS Pessoa que inspira e faz a diferença.

Como medir o alcance do conhecimento? Sabemos que os Primeiros Socorros, se bem aplicados, podem salvar vidas. Tanto no ambiente escolar, quanto no ambiente social ou doméstico, é o conhecimento que se leva para a vida.

Nossa grande motivação!

A responsabilidade e o compromisso que temos em prestar o melhor atendimento, com excelência técnica e profissional. O cuidado traduzido em todas as ações do cuidar, em cada gesto, em cada ato, e em especial na qualificação dos educadores para diretamente atuarem com as crianças em ambiente seguro.

Respeito pelo profissional;
Respeito pela criança;
Respeito pela preservação da vida;
Respeito Humano.

SEM SAÚDE NÃO HÁ VIDA

Agradecemos a presença de todos vocês e gostaríamos de fazer um breve relato sobre o percurso da área da saúde nesses 30 anos de experiência da UNIEPRE.

Como a maioria de vocês sabe a UNIEPRE esse ano completa 30 anos e, logo que abrimos a escola, já tínhamos um olhar especial para a importância de algumas ações de promoção da saúde na infância. No início, nossas principais preocupações eram com a prevenção de condutas de riscos no espaço físico, como por exemplo: mobiliário arredondado, ventilação e iluminação naturais e higienização das cubas de banho.

Com o passar do tempo, percebemos que só isso era pouco e que precisávamos de novas condutas e protocolos que ampliassem os conhecimentos e as habilidades para o autocuidado e bem-estar da saúde de nossas crianças, proporcionando melhor qualidade de vida, tanto para os pequenos, como para suas famílias e também para vocês, nossos colaboradores.

Dessa forma, a UNIEPRE, como uma instituição inserida em todas as dimensões do aprendizado, oferece oportunidade de crescimento e desenvolvimento em um ambiente saudável, com a participação dos setores da saúde, da educação, da família e da comunidade. A inserção da saúde no nosso ambiente escolar guia a família e a sociedade para o bom atendimento às crianças, além da manutenção e obtenção da saúde, baseando-se em orientações aos colaboradores para que possam fazer escolhas seguras e saudáveis.

Não podemos esquecer que o ambiente escolar é um local favorável à propagação de várias doenças infecciosas próprias da infância, cuja incidência é agravada pela idade, pela baixa imunidade, tamanho do grupo, hábitos de higiene e grau de contato íntimo entre crianças. É nesse contexto que a equipe de saúde ganha ênfase, a qual deve estar sempre muito atenta para prevenir e intervir, em qualquer situação que traga consequências desfavoráveis à saúde dos nossos pequenos.

Atualmente, a saúde se transformou em conteúdo na UNIEPRE de forma que o cuidar e o educar ganharam o mesmo peso.

Quando pensamos na importância da alimentação saudável, na riqueza do banho afetivo, e no significado da troca de fraldas que garanta o estabelecimento do vínculo afetivo entre o adulto e a criança, estamos falando da pedagogia ou da saúde?

Quando pensamos na importância de sabermos realizar a manobra de desengasgo e assim livrar uma criança da morte, do que estamos falando?

Estamos falando que SEM SAÚDE NÃO HÁ VIDA E SEM VIDA NÃO HÁ PEDAGOGIA!

Flávia e Valéria

NÚCLEO SAÚDE UNIEPRE / desde 1989

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *