Registrar? Pra quê ?Os registros das observações realizadas pelo educador são essenciais, pois são através deles que o educador documenta os percursos e as vivências da sua turma, oferecendo dados valiosos para o momento de planejar ações com as crianças.

O planejamento antecipa o que se pretende alcançar com as crianças e torna claro os objetivos a serem alcançados e como atingi-los. Quando o planejar nasce dos registros sua eficácia e intencionalidade de intensificam.

Para que o registro possibilite que a ação do professor seja intencional e seu olhar investigativo se faz necessário que os registros sejam reflexivos, ou seja, a escrita das observações não se apresenta como descrição, mas como um diálogo do educador para com ele mesmo. Exigindo um olhar atento e questionador.

“Esse aprendizado de olhar estudioso, curioso, questionador, pesquisador, envolve ações exercitadas do pensar: o classificar, o selecionar, o ordenar, o comparar, o resumir, para assim poder interpretar os significados lidos. Nesse sentido o olhar e a escuta envolve uma AÇÃO altamente movimentada, reflexiva, estudiosa.”

Madalena Freire

Os registros podem ser apresentados não só na forma de texto, mas também a partir de fotos, das produções das crianças e de filmagens, essas são estratégias de documentação que propiciam ao educador a oportunidade de voltar e olhar para a própria prática. Tendo em mente que para aprender é necessário questionar-se sempre: sobre o que planejou e como realizou o trabalho.

Não existe um modelo de registro a ser seguido, cada educador tem seu estilo e forma de escrever. O importante é que seja funcional e organize o pensamento, dando vazão para a reflexão da prática.

Aproveito para compartilhar uma poesia escrita por Madalena Freire sobre a ação de REGISTRAR.

Registro

"Quando registro me busco.
Quando me busco, registro.
E monto assim a minha história.
História nascida e escrita com dificuldade
quando se foi educada
ouvindo uma outra história.
História de silêncio da não – expressão
do não – conflito.
Por esta razão
repensar,
refletir,
registrar,
e também reagir.
Contra essa história irreal,
contra a morbidão e
contra o sono.
É  agir pelo meu sonho
que é pensar e transformar a realidade"

Madalena Freire

Registrar? Pra quê ?

Por Dayane A. Oliveira
Professora Berçário II
Unidade Itapevi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *