Imagine um lugar com céu azul…  Sol brilhante… Grama verde…

Este é o cenário, na maior parte do tempo, no nosso maravilhoso cerrado.

As crianças que por aqui vivem podem se esbaldar com o clima propício para as mais variadas brincadeiras a céu aberto.

Em nossos momentos de atividades, podemos aproveitar os ambientes externos para observar a natureza, explorar os espaços para movimentar o corpo, tomar um banho de Sol, e claro, divertir MUITO.

Atualmente, a maioria das crianças não brinca fora de casa por causa de inúmeros motivos sociais: organização do tempo de trabalho das famílias, moradias mais práticas e ambientes menores; além do fator segurança, que acaba afastando as crianças dos espaços “fora de casa”. Esta nova realidade implica na falta de oportunidade que muitos têm em poder vivenciar os prazeres de sentir a grama no pé, o vento nos cabelos, uma corrida longa ao ar livre, sentar embaixo das árvores e conversar…

vamos-brincar-la-fora

As escolas que possuem um bom espaço para ser explorado podem, e devem utilizar este elemento tão importante para a formação social da criança.

Compreender fenômenos naturais, vivenciar sensações, visualizar novos horizontes, conviver em diferentes espaços. São ações que contribuem para o desenvolvimento integral da criança. Além de proporcionar momentos agradáveis e prazerosos de serem vividos.

Estar em sala de aula é relevante, mas sair dela é tanto quanto.

Crianças e adultos… Vamos brincar lá fora?

vamos-brincar-la-fora-2

Por: Ana Cecília S. C. Santana
Coordenadora Pedagógica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *