Um espaço diferenciado aliado a uma proposta de ensino já conhecida há mais de 20 anos em Guarulhos

 

E assim por trás dos muros coloridos de uma linda escola, desenvolve-se a alegria da vibrante proposta de ensino que se compromete e se cruza com a Primeira Infância.

 

Nosso percurso de atuação em Educação Infantil se iniciou em 1989, quando buscávamos já naquela época nos aproximar de uma concepção de educação que garantisse simultaneamente aprendizagens significativas e o desenvolvimento das crianças pequenas, que hoje chamamos muito sábia e estudiosamente de Primeiríssima Infância.

 

Com professores especialistas em Educação Infantil, com o compromisso de uma trajetória que se construiu e que se constrói dia a dia com conhecimentos, estudos aprofundados, muita dedicação e comprometimento da direção da escola, apresentamos ao público de Guarulhos um espaço diferenciado para exercitarmos diariamente a prática e a vivência de uma Educação de Qualidade para esta fase importantíssima das crianças.

 

Com projeção reconhecida e carisma de mercado, a UNIEPRE ganha cada vez mais a confiança de parceiros em suas escolas de Educação Infantil atuantes dentro de grandes empresas espalhadas Brasil afora, o que nos tornou a maior instituição de Ensino Infantil neste tema.

 

Por isso, e por toda a expectativa que temos em acolher nossos pequenos também em uma unidade de ensino-referência em São Paulo e Grande São Paulo, é que este espaço abrigará ambientes agradáveis, áreas externas pitorescas, um enorme parque arborizado e com muito verde, bem como o MAIS importante aspecto que deve ser levado em conta na escolha da escola: um PROJETO EDUCACIONAL que muito nos honra e orgulha.

 

Venha nos conhecer e perceber as diferenças que você pode proporcionar ao seu filho na etapa mais importante da vida dele!

 

Será um prazer recebê-los!
Com carinho e respeito desde já e de sempre,

 

Flávia Vasconcellos Gusmão e Valéria Vasconcellos – Diretoras

 

 

A UNIEPRE parte do pressuposto que os bebês e as crianças são potentes, e capazes de adquirir e construir cultura. Acreditamos que a formação de vínculos afetivos é prioridade no trabalho da escola; assim como, a motricidade livre, o brincar e a construção da autonomia. Essa forma de trabalhar com os pequenos é fortemente inspirada em uma abordagem criada por uma pediatra húngara. Sua forma de pensar e conceber o bebê e a criança possibilita a valorização da primeiríssima infância, o olhar, o toque sensível e suave e a fala do educador de forma extremamente respeitosa, concepção que possibilita a formação de seres humanos seguros, autônomos e independentes.

 

O agir e o tocar com as mãos suaves, e o falar e escutar as diferentes linguagens desenvolvidas pelos bebês e pelas crianças bem pequenas estão no centro da abordagem Pikler. Parar e escutar suas expressões e movimentos são ações essenciais para que se construa vínculo afetivo seguro do educador com o bebê e com a criança pequena.

 

Outra questão importante é a valorização da motricidade livre. O bebê, em nenhum momento, é colocado em posição que não está preparado para realizar sozinho. As posturas e os movimentos devem ocorrer a partir da conquista da própria criança. Para tanto, é necessário ficar livre sem uso de berços, carrinhos e bebês conforto. A criança é sempre colocada em posição natural, e o espaço traz desafios para que busque transpor as etapas naturais de seu desenvolvimento motor.

 

Os desafios para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo é proporcionado através do Brincar. A ação exploratória de diferentes materiais, com texturas, pesos e formas variadas é o que possibilita a apropriação das coisas do mundo.

 

Planejamos situações em que os pequenos são levados ao exercício do pensamento, seja através do levantamento de hipóteses, da resolução de pequenos problemas, da vivência de diferentes situações, especialmente por meio do brincar e da elaboração de projetos que trazem de forma organizada, contextualizada e compartilhada o acesso aos saberes já construídos pela humanidade.

 

Ao longo dos seus primeiros anos, o bebê e a criança pequena percorrem os caminhos mais importantes da sua vida, momento em que se estruturam os processos que contribuirão para a formação e definição do seu caráter e da sua personalidade.

 



1- Como acontece o período de adaptação das crianças? É feita com a presença dos pais?

Essa fase é uma das mais importantes na vida das crianças e das famílias. Respeitamos o tempo de cada criança e de cada família. Sendo assim, a adaptação ocorre de maneira gradativa. O horário de permanência das crianças se inicia com 2 duas horas por dia. Os responsáveis podem ficar na escola com a criança e, na medida em que a criança vai estabelecendo vínculo com as educadoras, familiarizando-se com o espaço e se adaptando com a rotina, são orientados a seguir o procedimento normal de entrada e saída.

2- Quais são os diferenciais da Uniepre?

> Experiência reconhecida de 28 anos de atuação em Educação Infantil;

> Currículo pensado especificamente para a faixa etária de berçário a 6 anos;

> Horário estendido de funcionamento: a escola funciona das 5h10 às 19h, diariamente;

> Funcionamento ininterrupto nos períodos de férias escolares de janeiro e julho;

> Alimentação 100% feita na escola com produtos de garantida qualidade;

> Atendimento de enfermagem diariamente;

> Equipe Multidisciplinar em Educação e Saúde;

> Projeto Arquitetônico diferenciado e específico para as diferentes faixas etárias de berçário a 6 anos, tanto dos espaços internos quanto dos playgrounds cobertos e descobertos;

> Formação continuada das educadoras sobre os saberes da Primeira Infância;

> Localização privilegiada e de fácil estacionamento;

> Segurança e conforto em uma relação aberta entre família & escola para visitação sem necessidade de agendamento de horário;

> Certificação da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

3- Qual o horário de Funcionamento da Escola?

A UNIEPRE funcionará diariamente em período integral, prestando atendimento de segunda à sexta-feira das 5h10m às 19 horas. Ficará a opção da a família de optar pelo período de permanência da criança em integral, ou meio período.

> Meio Período - Carga horária de 4 horas e 30 minutos
> Período Integral – Carga horária de 7 horas a 12 horas

     

Período

Horário

Manhã

7h30 - 12h

Tarde

13h - 17h30

Integral

Entre 5h10 - 19h

4- Como se dividem as turmas?

   

Grupos

Idade

Berçário

De 4 a 18 meses

Infantil A

De 19 a 32 meses

Infantil B De 33 a 48 meses
Infantil C De 49 a 60 meses
Infantil D De 61 a 72 meses

5- Como é o esquema da alimentação?

Faz parte da nossa rotina oferecer todas as refeições na escola, se essa for a opção da família. Os cardápios são elaborados objetivando uma alimentação nutritiva, diversificada e atraente para nossas crianças.

Importante salientar que toda alimentação é preparada na escola, que dispensamos atenção e cuidado com os alimentos desde sua compra, selecionando os melhores fornecedores de verduras, frutas, carnes, peixes e aves, bem como a correta manipulação e preparo, seguindo rigorosos padrões de boas práticas de higiene e cozinha. Somos certificados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
As dietas de introdução de alimentos e as especiais, como por exemplo, obstipação, diarréia, obesidade etc., serão administradas conforme entendimento prévio com a equipe de saúde e nutricionista.
A UNIEPRE conta em seu corpo de profissionais com uma nutricionista responsável pelo cardápio oferecido.

6- Qual a Proposta Pedagógica da Escola?

O projeto pedagógico foi pensado e organizado para permitir o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, cognitivo, emocional e motor.
Nosso trabalho busca desenvolver a autonomia, a independência, a identidade, a integração e o acesso à cultura através do movimento livre, do brincar e da construção de vínculos afetivos seguros.
O detalhamento do projeto pedagógico será apresentado às famílias no ato da entrevista e visita à escola.

7- Como são trabalhadas as datas comemorativas?

Na UNIEPRE as datas comemorativas são trabalhadas do ponto de vista cultural, com atividades significativas e que tenham correlação com o dia a dia das crianças no ambiente escolar. Desta maneira, acreditamos respeitar todas as linhas religiosas que compõem a comunidade. Para nós, as comemorações são boas oportunidades de compartilhar experiências entre a Escola e as Famílias, sem priorizar as relações de consumo envolvidas em algumas datas.

8- O que preciso trazer de casa no dia a dia do meu filho na escola?

> Agenda da UNIEPRE;
> Enxoval individual;
> Roupas para troca;
> Fraldas;
> Leites com prescrições especiais até 12 meses.
Obs. Na entrevista de acolhimento, todas as dúvidas serão exploradas detalhadamente.

9- Vocês ajudam as famílias no período do desfralde das crianças?

Com certeza, é função da escola auxiliar a família no período de desfralde da criança.
O desfralde acontece aos 30 meses. A técnica de enfermagem e coordenadora pedagógica fazem reunião com a família, esclarecendo sobre mais essa conquista importante da infância da criança.

10- Como acontece a SEGURANÇA na UNIEPRE?

Ficará a critério da família a designação da pessoa de sua confiança para retirada da criança da escola. No entanto, somente serão entregues as crianças cuja família tiver preenchido o documento de “AUTORIZAÇÃO DE RETIRADA” indicando as pessoas autorizadas para tal.
Quanto à guarda do ambiente da escola, a UNIEPRE disponibiliza vigilantes em seu portão durante todo o dia.

11- Se for necessário, a escola medica as crianças no horário que elas estiverem na escola?

Sim, os medicamentos serão ministrados mediante a prescrição médica atualizada, inclusive os inalatórios e os homeopáticos.

12- As crianças usam uniforme na UNIEPRE?

Sim, a partir do seu desfralde, que se dará aos 30 meses, obrigatoriamente. Caso a família prefira pelo uso do uniforme, o mesmo poderá ser usado a partir da turma do Infantil A.

13- Como é o funcionamento da escola nos meses de janeiro e julho?

A UNIEPRE funcionará de segunda a sexta-feira, fechando somente no recesso de final de ano, conforme calendário escolar que será disponibilizado no ato da matrícula. Nos meses de janeiro e julho será oferecido o curso de férias para os Infantis A, B, C e D. Para o berçário, nos meses de janeiro e julho, a escola funcionará ininterruptamente.
No período chamado de recesso de Natal e Ano Novo, a escola ficará fechada para manutenção predial.

14- Preciso trazer o leite de casa?

Para as crianças até 12 meses, o leite será trazido pela família. Ofecemos o leite integral – tipo Longa Vida – a partir dos 12 meses. Caso seu filho tome outro tipo de leite, como, por exemplo o de soja, você precisará trazer de casa.

15- Quando minha criança estiver doente ela poderá frequentar a Escola?

A Escola é um espaço coletivo e precisa garantir a saúde de todos. Sendo assim, toda criança só poderá frequentar quando estiver saudável. Caso apresente alguma doença infectocontagiosa só poderá retornar mediante atestado médico autorizando.

16- Meu filho tomará banho na Escola?

Sim, até o desfralde (30 meses). Para as demais faixas etárias, será oferecido o banho somente para as crianças cuja opção da família for para o período integral, salvo em casos de necessidade eminente.

17- Meu filho escovará os dentinhos na Escola?

Sim. O Projeto Sorrindo com Saúde, que será apresentado a todas as famílias é um Projeto de Educação em Saúde Bucal, desenvolvido na escola desde o berçário.

18- Como acontece a comemoração dos aniversários na UNIEPRE?

A comemoração dos aniversários acontece para cada grupo de crianças, individualmente. Torna-se necessário agendar com a professora do grupo com 15 dias de antecedência.

19- Como acontecem as reuniões de Pais na Escola?

Realizamos quatro reuniões anuais, podendo ser coletivas ou individuais, para acompanhamento do desenvolvimento da criança e para a apresentação dos portfólios semestrais. Esclarecemos que caso sejam necessárias reuniões específicas, o agendamento será imediato.

20- Como funciona o eixo SAÚDE UNIEPRE?

A Uniepre conta com uma equipe multidisciplinar em saúde, com profissionais especialistas no atendimento em Educação Infantil:

> Nutricionista, que é a responsável técnica pelos serviços de nutrição, elabora os cardápios e desenvolve os projetos “Sabor que Sustenta” e “Sabor na Medida”.

> A Psicóloga, que realiza orientação para equipe técnica, para as famílias e faz encaminhamentos para profissionais da área da psicologia, quando necessário.

> A Psicopedagoga, que acompanha o desenvolvimento e os processos de aprendizagens das crianças.

> Odontopediatra, que realiza ações educativas e preventivas de saúde bucal junto às crianças, famílias e educadoras. Caso seja necessário, a criança será encaminhada para avaliação e acompanhamento específicos.

> Fonoaudióloga, que realiza ações educativas e preventivas, através de triagem individual, visando o desenvolvimento saudável da fala e da audição. Caso seja necessário a criança será encaminhada para avaliação e acompanhamento específicos.

> A Técnica de Enfermagem, que trabalha em período integral, diariamente, ministra medicamentos, realiza supervisão em todos os setores da unidade e ações educativas de promoção à saúde.

21- Como é o espaço da escola?

Todo o projeto arquitetônico foi planejado para atender crianças da Primeira Infância, garantindo o desenvolvimento afetivo, social e físico. Os espaços são completamente seguros e elaborados para que as crianças possam exercer a autonomia, favorecendo a sociabilização e a integração.

22- Qual a formação das educadoras?

Todas as professoras são formadas em pedagogia e a UNIEPRE oferece formação permanente, através de encontros semanais e mensais, para estudos e reflexões, além de investir no corpo docente em cursos e palestras externas.

Já as educadoras auxiliares deverão estar cursando Pedagogia, ou outra formação de nível superior voltada à Educação.

23- Quanto tempo a UNIEPRE atua com Educação Infantil?

A escola é especializada em Educação Infantil e atua com crianças pequenas há 28 anos. Atualmente, tem 08 unidades operacionais em funcionamento, com quase 800 crianças atendidas, diariamente.

 

Contato: escola@uniepre.com.br

Tel: (11) 3667-3920 | (11) 2261-2969

Endereço: Av. Nova Cantareira, 3207 - Tucuruvi, São Paulo - SP