Saber para transformar - ano 3 | 2019!

Saber para transformar é o objetivo da Uniepre em favor da campanha Outubro Rosa.

Acreditamos que a escola, como espaço educativo e de transformação, também tem o papel de promover a saúde dos colaboradores e familiares, e levar informações específicas de prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

O movimento Outubro Rosa acontece anualmente em vários países e merece o apoio de toda a sociedade na luta contra o tipo de câncer que mais atinge as mulheres. As ações realizadas na UNIEPRE visam trazer a consciência da importância da qualidade de vida e do autoexame.

 

O câncer de mama

Detecção Precoce

O INCA orienta: O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

É importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama. Quando a mulher conhece bem suas mamas e se familiariza com o que é normal para ela pode estar atenta a essas alterações e buscar o serviço de saúde para investigação diagnóstica.

 

Autoexame da mama


Ponha-se em pé na frente de um espelho com as mãos na cintura. Observe seus seios. Observe sua cor, tamanho, textura e forma.


Levante os braços e observe os seios frontal e lateralmente. Se eles são volumosos, elevá-los de modo que a região escondida pela pele possa ser observada.


Deite-se de barriga para cima e, com a ponta dos dedos aperte suavemente a mama. Faça pequenos movimentos circulares. Alternar a pressão que faz com que os dedos sobre o peito. Use sua mão esquerda para examinar a mama direita e a mão direita para examinar a mama esquerda.


Faça os movimentos de cima para baixo e de baixo para cima em ziguezague, de modo a cobrir todo o comprimento da mama.


Este teste pode ser repetido em pé, enquanto você tomar um banho, porque a pele molhada é mais fácil de examinar.

Você sabia?

Algumas atitudes simples podem contribuir com a prevenção do câncer de mama, entre elas a alimentação saudável e a prática de atividades físicas.

A cada 10 cm a mais da circunferência de cintura ideal, aumentam 1,13% de chances do desenvolvimento do câncer de mama?

Portanto:

- Pratique atividades físicas;
- Mantenha uma dieta saudável;
- Mantenha o peso corporal adequado;
- Realize o autoexame das mamas mensalmente;
- Procure o médico regularmente para exames como mamografia.

 

Observar 12 sintomas que podem indicar o câncer de mama:

simtomas

 

 

 

Alimentação aliada da prevenção do câncer de mama

outubro rosa dica Desde que 70%, ajudam na prevenção de vários tipos de câncer por conta da grande quantidade dos polifenóis e catequinas que agem como antioxidantes nas células. outubro rosa dica Fonte de lignana, um fitoestrógeno de ação relacionada à prevenção de câncer de mama. outubro rosa dica Ajuda na prevenção de câncer de próstata e de mama, devido ao fitoquímico sulforafano; sua ação é destruir células cancerígenas e ao mesmo tempo deixar as demais intactas. outubro rosa dica Ajuda na prevenção de câncer de pâncreas, estômago, cólon e mama, devido à presença de duas substâncias, o gingerol e o 6-shogaol, que induzem a morte de células tumorais. outubro rosa dica A pimenta preta e o curry podem atuar na diminuição do aparecimento de células cancerígenas sem danificar as células saudáveis da mama. Isso se dá pelos polifenois que possuem ação antiinflamatória.

Questionário Uniepre 2019 & Outubro Rosa

 

Não é obrigatório se identificar.

 

Folder Uniepre & Outubro Rosa