Dicas de Leitura por Patricia Bignardi, coordenadora do Núcleo Pedagógico Uniepre

Quem trabalha na área da educação precisa ter acesso à cultura nas suas mais variadas formas de expressão, e este é um espaço que tem como pretensão compartilhar com os leitores este universo.

Coleta de material:

Olhar e escutar a criança exige atenção e presença. Abaixo seguem três possibilidades de leitura que favorecem o exercício deste movimento, que deve ser constante por parte daqueles que se relacionam com crianças.

No livro “Ética para meus pais’”,escrito pelo especialista em Psicologia da USP Yves de La Taille, o autor narra, sob o ponto de vista de uma criança de 08 anos, assuntos com relação às escolhas que os pais fazem, representando assim a moral implícita nestes atos. O livro é um excelente material para a reflexão da ética representada nas escolhas mais rotineiras do adulto, como por exemplo, a organização da festa de aniversário do filho.

ampliando-horizontes-livro2

“Com os olhos de criança” é outro livro que contribui para que o adulto compreenda a criança a partir da sua perspectiva. Tonucci, o autor, faz uso da ilustração para trazer diferentes situações vividas pela criança, que podem passar desapercebidas pelo adulto.

ampliando-horizontes-livro1

Outra forma de expressão, a partir do olhar das crianças, são  as obras do grupo COBRA, que traz produções artísticas semelhantes as das crianças > Saiba +