Em nosso blog divulgaremos algumas experiências educacionais realizadas em  ambientes nos quais a UNIEPRE atua.  E também, abordaremos  as formações realizadas com as  equipes que trabalham em nossas unidades:  diretoras, coordenadoras, professoras, educadoras auxiliares,  equipes de saúde e higiene ambiental.

Por que formar ?

Acreditamos que a formação em serviço, em primeiro lugar, é um direito de todos os profissionais da educação. Na UNIEPRE,  formamos para que todos tenham garantidos momentos de reflexão, antes, durante e depois da ação.  A reflexão na ação é valorizada por toda equipe, pois, temos percebido ao longo dos anos que é o caminho mais provável para a transformação das práticas.

Constantemente, ao planejarmos as ações que visam a estudos e reflexões, procuramos ler os contextos, considerar os saberes acumulados ao longo da trajetória de cada colaborador. A reflexão e o estabelecimento de metas, pessoais e coletivas, fazem parte de nossa dinâmica de trabalho. Utilizamos temas de situações-problema vivenciadas em nosso dia a dia, e, buscamos tematizá-las  nos cotidianos das unidades, dessa maneira acreditamos  que as soluções sejam elaboradas cooperativamente.

A abordagem de  formação continuada que temos perseguido, está intimamente ancorada na filosofia construtivista, que nos permite pensar numa concepção de homem capaz de desenvolver os seus saberes a partir de conhecimentos já existentes, num constante exercício de reelaboração do pensamento, imersos em situações  reais de interações  sociais.

Há 26 anos nos debruçamos em pesquisas, debates e estudos sobre a primeiríssima infância. Além dos momentos de  formação realizados nas unidades de ensino UNIEPRE, organizados por cada equipe gestora, promovemos, também,   encontros semanais em nosso Centro de Estudos para todas as educadoras de nossa rede. Incentivamos a continuidade dos estudos em cursos de pós-graduação; participamos, ativamente, de grupos de estudos, fóruns de discussão, e congressos – nacionais e internacionais. São  alguns desses  momentos que compartilharemos com vocês! > Saiba + 

Patricia Bignardi – Coordenadora do Núcleo Pedagógico Uniepre