foto-banner-post

Como pensamos nossos bebês…

Atualmente, a equipe de educadoras da UNIEPRE está com um olhar mais do que especial para a organização dos espaços e das situações diárias que oportunizam para os nossos bebês experiências autônomas. Para isso se tornar possível, passamos muito tempo observando atentamente cada um deles e registrando suas descobertas, para que, por meio delas, possamos reorganizar os ambientes e sermos capazes de propor a cada criança situações desafiadoras, conforme as suas potencialidades!

Todavia, essa prática só fez sentido para a nossa equipe, após nos debruçarmos em pesquisas teóricas e práticas, nas quais as concepções de tempo e de espaço nos permitem organizar de maneira especial as ações no dia a dia com os bebês. Alguns desses estudos estão ancorados nos pressupostos de Emmi Pikler, médica Húngara, que nos anos pós 2ª Guerra, em 1946, desenvolveu maneiras singulares de se cuidar e de se educar crianças de 0 a 3 anos de idade.

A abordagem pikleriana é hoje em dia considerada por pesquisadores – pedagogos, psicólogos e pediatras do mundo inteiro, como uma estratégia poderosa para que os profissionais que lidam diretamente com criança na etapa da primeira infância, utilizem em seus espaços de atuação. Esses princípios, podem ser resumidos em 4 pontos fundamentais, são eles:

1º – O Valor da atividade autônoma com o reconhecimento e o respeito à individualidade dos bebês.

2º – A relação afetiva privilegiada entre cuidador (e/ou mãe) e o seu bebê;

3º – Movimento livre, sempre considerando o tempo e o espaço necessários para o desenvolvimento sadio do bebê;

4º – E o Brincar, em um espaço planejado e organizado.

O brincar livre, o relacionamento afetivo e singular dos bebês com as nossas educadoras, a flexibilidade do tempo e a segurança no espaço são  vivenciados cotidianamente, e,   são premissas para o nosso planejamento, além de serem valorizados por todos os colaboradores de nossas escolas.
Nossos estudos e reflexões sobre a abordagem são constantes, realizados por meio de leituras, de encontros semanais para compartilhar nossas observações e registros, e também, em congressos, seminários, cursos, oficinas e palestras, tais como:

  • Curso: "Difficult for the child, difficult for the adult" e "What does the Pikleriana approach offer for the family?" Ministrado por Anna Tardos e equipe da Lóczy Foundation for Children, 2014,  em Budapeste. Participante: Flávia Vasconcellos Gusmão 
  • Primeiro encontro de Educadores da UNIEPRE para estudo e reflexão sobre práticas e princípios da Abordagem Emmi Pikler –  2014. Ministrado por Flávia Gusmão e Patricia Bignardi;
  • Seminário Interno no CDI Aché/UNIEPRE Contribuições de Emmi Pikler para a educação de bebês de 0 a 3 anos – 2015. Ministrado por Sheilla André;capa-curso-cuidar-e-educar_
  • Curso organizado pela UNIEPRE sobre a Abordagem Pikler "A importância dos cuidados na Primeira Infância" – 2015. Ministrado por Sylvia Nabinger, Verônica Chaves e Tais Cesca.
  •  VI Encuentro da Red Pikler Nuestra America e do Seminário de Aprofundamento na Corrente Pikleriana realizado por Anna Tardos, Agnès Szanto e Myrtha Chokler em Florianópolis – SC, 2015.  Participação de Diretora e gerentes da UNIEPRE.
  • Palestra Internacional – Abordagem Pikler/Lockzy, ministrada por: Anna Tardos e Agnès Szanto. São Paulo, novembro de 2015. Participação das Gerentes de unidades: Andreia Felix; Andreia Pereira; Cleidiane Trindade; Eliane Fernandes; Luana Gonçalves; Sheilla André e, também, assistentes pedagógicas, professoras e educadoras auxiliares das unidades UNIEPRE.

Acreditamos que temos a responsabilidade de  promover ações nas quais as educadoras de bebês, bem como, as coordenadoras, e gerentes das unidades,  tenham oportunidades de formação  permanentemente. Por esse motivo, no próximo dia 02 de abril, reuniremos um grupo com 70 educadoras para aprofundarmos   os estudos em buscar de melhores maneiras para abordar o desenvolvimento dos bebês, fase tão relevante da vida do ser humano.

foto-rodape-postt

Por: Flávia Vasconcellos Gusmão
Centro de Estudos UNIEPRE