topo-nucleo-saude_

a-saude-e-assim-1

A higiene das mãos, é uma ação essencial para a saúde física de crianças e adultos.  Geralmente, essa prática é definida por ação repetida,  e, vista apenas como hábito,  regra ou rotina, sem necessariamente esse conceito ser acompanhado de compreensão.  

São comuns as falas do cotidiano, como por exemplo, “Lave as  mãos para vir comer!”, diz a mãe;

“Após o uso do banheiro, lave as mãozinhas!” ,  diz a educadora.

É indiscutível a consideração do fato de que lavar as mãos é  um hábito saudável. Prova disso, é que o tema tem sido alvo de inúmeras campanhas ao redor do mundo.  Em tempos de doenças, como por exemplo, a transmissão pelo  vírus influenza tipo A ( H1N1), acreditamos que é necessário, no dia a dia das crianças, principalmente em espaço coletivo, promovermos ações nas quais as situações de higiene sejam incorporadas, naturalmente, ao universo infantil. Pois, é na primeira infância que as aprendizagens se consolidam.

A lavagem de mãos das crianças pequenas precisa ser acompanhada por um adulto. Na creche, assim como em casa, os adultos são modelos dessa boa prática e também coautores na realização.

As crianças maiores costumam demonstrar satisfação no contato com a água  misturada com o sabonete,  a espuma que forma essa mistura limpará os dedinhos que voltarão  a brincar, explorar objetos e pegar os alimentos. Lavar as mãos é um conhecimento importante,  os bebês e as crianças pequenas o levarão para toda sua vida!

a-saude-e-assim-2

Por: Ellen C Del Grande, 
Gerente do Núcleo Saúde UNIEPRE