Para responder essas questões é necessário primeiro saber como a UNIEPRE pensa o dia a dia das crianças nos nossos espaços destinados ao atendimento da primeira infância.

A UNIEPRE concebe a rotina como estruturante do tempo, contrapondo- se à concepção mecânica, que torna as ações dependentes do relógio. Quando o tempo pedagógico é medido pelo relógio, as necessidades das crianças, do educador e da unidade são desconsideradas, ou seja, o tempo é marcado, fechado, inflexível, o que importa é seu cumprimento. Neste caso, as atividades escolares são equiparadas a uma produção de fábrica, em que acontecem e se sucedem sem a influência das possibilidades e das necessidades dos envolvidos.

Quando a rotina é vista como estruturante do tempo, significa que, tanto os educadores como as crianças, poderão ter segurança e organização das suas ações, conforme suas necessidades e interesses, sem necessariamente terem o tempo contado, mas sim, organizado por uma seqüência.

Desta forma, a rotina se torna um excelente recurso pedagógico para a construção da autonomia e da independência das crianças, pois a constância da organização do tempo possibilita o domínio da seqüência das atividades, o que garante que as crianças sejam independentes dos adultos para preverem as ações. Já a autonomia é contemplada quando as crianças, ao possuírem conhecimento da rotina, têm informações para tomarem decisões conforme seus saberes.

A rotina como estruturante do tempo também trabalha a disciplina das ações, favorecendo o saber conviver em comunidade. Em uma comunidade, o individual e o coletivo são considerados. Porém, as decisões devem ser pautadas na organização da coletividade, não sendo possível agir independente do consenso, do diálogo e da argumentação. Caso algo tenha que ser modificado na rotina, a mudança deve vir acompanhada destas ações, o que acaba por favorecer a consciência de que a regra é para harmonizar e organizar o coletivo e conseqüentemente o aprendizado do viver em comunidade.

Agora sim, um pouquinho do que acontece na UNIEPRE, através de imagens da nossa unidade Recreio Infantil Pfizer/ UNIEPRE.

Patricia Bignardi Supervisora Pedagógica

fotos-pfizer-1 fotos-pfizer-2 fotos-pfizer-3 fotos-pfizer-4

Patricia Bignardi 
Coordenadora do Núcleo Pedagógico Uniepre