Acreditamos na capacidade, na competência e na potência das crianças desde bem pequenas. Nosso berçário é baseado nos princípios da pediatra húngara Emmi Pikler (1902-1984), fundadora do Instituto Lóczy, em Budapeste.

O trabalho que desenvolvemos com os bebês e com as crianças, nos berçários UNIEPRE, valoriza o protagonismo dos pequenos. Assim, as crianças devam permanecer livres para brincar, longe de carrinhos, bebês confortos, cercadinhos, ou seja, livres para explorarem todo seu corpo e suas possibilidades, favorecendo um desenvolvimento autônomo, criativo, saudável, que reforça desde muito cedo o sentimento de competência.

Colocar a criança em uma posição confortável que lhe dê liberdade, deixá-la em espaços amplos, disponibilizar diferentes tipos de materiais com texturas, temperaturas, cheiros, cores diferentes (como bacias, colheres, panos, bolas) são algumas formas de realmente estimular um bebê, e contribuir para o desenvolvimento de sua autonomia, já que as descobertas e as curiosidades partirão dele e não do adulto, assim como as escolhas. Ele é quem deve escolher  com o quê deseja interagir, e por quanto tempo deseja ficar naquela experiência…O adulto não deve interferir no movimento das crianças; apenas assegurar-lhe segurança nas suas conquistas!

Flávia Gusmão
Diretora Geral Uniepre e Diretora Unidade Cantareira
www.escolauniepre.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *