Encontro de Gestantes – Unidade ACHÉA Diretoria de Recursos Humanos do Aché Laboratórios, por meio da área Saúde e Vida, promove três vezes ao ano um encontro das colaboradoras gestantes e esposas de colaboradores que estejam gestantes. Neste encontro, são realizadas atividades e palestras com temas voltados à gestação saudável e cuidados com o bebê nos primeiros meses de vida. O Objetivo do evento é promover a integração da família dos colaboradores com a companhia, bem como fornecer subsídios para as mulheres gestantes manterem a saúde em dia durante este período tão transformador e muitas vezes repleto de dúvidas.

Os temas abordados em geral envolvem amamentação, desenvolvimento do bebê durante os 09 meses e nos primeiros meses de vida, banho do bebê, alimentação da mamãe, dentre outros.  Ao final de cada encontro, toda gestante recebe um kit com diversos itens de acordo com o tema do encontro, bem como orientações administrativas de como proceder junto à empresa, e os benefícios com a chegada do novo bebê.Encontro de Gestantes – Unidade ACHÉ

Em parceria com o laboratório ACHÉ há 25 anos, a Uniepre participou do último encontro em novembro, abordando temas relevantes ao desenvolvimento da primeira infância.

Encontro de Gestantes – Unidade ACHÉO evento proporcionou momentos de troca de saberes entre as famílias, num clima descontraído e de muita interação, e foi dividido em dois importantes momentos. O primeiro onde abordou-se a importância da segurança física do bebê, como a prevenção de SMSL – Síndrome da Morte Súbita do Lactente, prevenção de quedas, engasgos / manobra de desengasgo, e a  vivência de algumas ações de cuidar, como o banho, a troca de fraldas, e o aleitamento materno.

“O cuidado materno também é construído e enriquecido, através das experiências acumuladas e transmitidas por familiares somados às descobertas da nova mamãe com seu bebê na interação do dia a dia”.

Encontro de Gestantes – Unidade ACHÉNum segundo momento, baseado em estudos que a Uniepre vem fazendo sobre a abordagem de Emmi Pikler, explanamos sobre o tema “Movimento livre”, e a importância de respeitarmos e garantirmos aos bebês a autonomia de poderem se mover em liberdade. Enfatizamos o quanto primordial é favorecermos a organização de um espaço seguro e desafiador que promova ação espontânea, que favoreça a aquisição e realização de movimentos mais seguros pelos bebês, e o quanto a intervenção não assertiva do adulto pode gerar um sentimento de fracasso, e o desprazer nas tentativas futuras de movimento.

Nossas reflexões sobre o assunto nos mostram diariamente o quanto “a confiança na capacidade de desenvolvimento da criança pode incentivar o seu desejo de avançar”.

Sentimo-nos extremamente gratificadas em poder compartilhar com esse grupo de futuras mamães assuntos tão essenciais para o desenvolvimento da criança.

Esperamos estar presentes sempre nestes projetos para podermos trocar experiências e promover a disseminação de bons conhecimentos adquiridos ao longo de nossa trajetória na Primeira Infância.

Regina Rufino – Gerente do CDI Aché UNIEPRE
Ellen C Del Grande – Enfermeira do Núcleo Saúde UNIEPRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *