Sabe aquela expressão que nos faz refletir sobre o que você pensa sobre determinada situação? Quando pessoas analisam algo de maneiras distintas? Com parâmetros diferentes?

Você olha um copo meio cheio ou meio vazio?

Pode nos parecer tolo, mas é algo que nos influencia mais do que imaginamos.

Estar inserido no campo educacional requer muito estudo, dedicação, profissionalismo e um tanto – considerável – de entusiasmo e esperança.

Nosso trabalho é composto por ações paulatinas, ou seja, gradativas… Pausadas.

(respire)

E por que há pausas no meio do caminho? Para refletir!

Momentos de reflexão que nos solicitam atenção minuciosa, calma e um olhar de compreensão. É preciso observar, analisar, pensar sobre as práticas, sobre as concepções, sobre o grupo, sobre a comunidade escolar como um todo.

E como geralmente analisamos estas situações?

Como um copo meio cheio? Ou meio Vazio?

Se quisermos observar pelo parâmetro do vazio, caímos no desânimo, no cansaço, nas mazelas das dificuldades que circundam o âmbito educacional. Porque, de fato, existem inúmeros entraves. Mas, não são eles que sobressaem.

Se olharmos mais de perto, com o coração aberto, veremos um copo meio cheio e que está prestes a encher cada vez mais com água limpa e renovada, que trará frescor, que poderá ser utilizada para muitas finalidades. É um campo amplo e cheio de possibilidades positivas para serem desenvolvidas.

E, com este pequeno incentivo de positividade, que desejo para todos meus colegas de profissão, um ótimo retorno de trabalho. Que as pausas tenham proporcionado boas reflexões, e que, daqui em diante, possamos olhar as nossas situações com a visão de um copo meio cheio; ou quem sabe, quase completo.

Um excelente reinício!

Que venha o 2º Semestre!

Por: Ana Cecília S. Carvalho Santana
Coordenadora Pedagógica
UNIDADE: UNIEPRE – BRAINFARMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *