mostra-brainfarmaAo final do ano letivo muitas escolas se preparam para realizar, ou já realizaram, um momento de Mostra Cultural. É a culminância do trabalho elaborado ao longo de um ano inteiro.

Mas, qual o sentido da Mostra Cultural em uma escola?

Compartilhar as vivências, o crescimento, as superações e os talentos das crianças!

Por isso, é imprescindível que a organização pedagógica tenha clareza da intencionalidade destas produções dos pequenos, pois o objetivo de compartilhar os momentos do ano não significa colocar as crianças em “linha de produção” somente e exclusivamente para a “Mostra Cultural”.

Muitas das vezes, as escolas colocam as crianças em ritmo frenético na reta final, para “produzir” mostra-brainfarmatrabalhos a serem expostos no evento, o que é desnecessário e até mesmo desrespeitoso, porque não é preciso ser um sacrifício!

O sentido de uma Mostra Cultural é deixar brilhar aquilo que já foi feito e conquistado pelas crianças. Ou seja, são trabalhos realizados no decorrer do ano… Ao longo dos projetos… brincadeiras… registros… histórias… desenhos… etc, e não ações mecânicas de “marketing” e/ou projeção pontual da escola.

mostra-brainfarmaPlanejar a exposição é muito mais complexo do que se imagina, ao mesmo tempo em que paradoxalmente é bastante simples, por uma questão: Mostra Cultural é para mostrar as produções que foram realizadas ao longo do processo e que são um processo e não somente um fim em si prop´ria.

O intuito é deixar brilhar aquilo que já foi feito: os progressos e os talentos!

O que a escola precisa pensar é na forma de montagem para valorizar as obras dos pequenos. Aí também está o “x da questão”. A equipe deve pensar em alternativas para alavancar e agregar elementos, numa linha coerente de temas; articulando as produções com a organização do espaço escolar.

mostra-brainfarma

Na Mostra Cultural também aparecem produções dos adultos (professores)?

Claro… Eles fazem parte da turma; ou seja, compõem o “time”. Neste sentido, alguns toques e retoques para abrilhantar a exposição podem contar com os talentos dos educadores também.

Na verdade, uma Mostra Cultural de final de ano envolve todas as pessoas da comunidade escolar. São as crianças, as famílias, educadores, corpo diretivo, equipe administrativa, higiene, nutrição, e todos que fazem parte do cotidiano da instituição.

mostra-brainfarma

Finalizar o ano compartilhando as conquistas de todos é gratificante! São momentos de muita alegria, sorrisos, emoções, e lembranças do que passamos juntos!

Nossa Mostra Cultural deste ano de 2016 foi um grande sucesso… e resultado de muita união, da participação de cada colaborador da escola, de cada criança, e de cada família!

Agradecemos a participação de todos… Que venha 2017, cheio de novas aprendizagens!

mostra-brainfarma

Por Ana Cecília S. Carvalho Santana
Coordenadora Pedagógica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *