A relação família e escola é valiosa e repleta de sentimentos e emoções, pois existem grandes expectativas, angústias, dúvidas e esforços na ação de EDUCAR E CUIDAR… E, é nesse processo, que a escola e a família devem se encontrar para favorecer uma descoberta significativa e saudável do mundo pela criança.

A escola tem muitas possibilidades de convidar a família para participar ativamente da vida escolar da criança, dando visibilidade às ações e às descobertas das crianças, planejando um bom período de adaptação na escola, proporcionando eventos, acolhendo a família quando vem trazer ou buscar sua criança, ouvindo a família nas suas demandas e realizando devolutivas.

A UNIEPRE acredita que a parceria escola e família faz toda diferença para um desenvolvimento pleno e saudável. Pensando nisso, proporcionamos para as famílias do Centro de Convivência Infantil da Furp – Fundação Para o Remédio Popular –  dois dias de conversa e muita reflexão sobre a “Importância do Limite na Primeira Infância” com a Flávia Vasconcellos Gusmão, diretora e psicóloga da UNIEPRE.

Foram momentos que trouxeram assuntos interessantes para compartilharmos experiências, dúvidas e descobertas; afinal, qual família nunca se perguntou: ”Será que estou no caminho certo?"; "Será que estou errando?"; "Será que estou exagerando”; “Será que estou agindo de forma muito permissiva”?"; Onde estou acertando?”. Enfim, nesta trajetória de educar, ensinar, amar e ralhar, as angústias são infinitas, as emoções e as dúvidas são eternas neste percurso cheio de incertezas, que às vezes parecem fáceis e outras vezes tão difíceis de serem encaminhadas de forma assertiva.

Não podemos esquecer que o limite é também uma demonstração de carinho e amor. Devemos sempre focar que o adolescente e o adulto de amanhã é nossa criança de hoje.

fotos-furp-1 fotos-furp-2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *