Muitas experiências e descobertas acontecem na vida de um bebê nos primeiros anos de vida. Assim, a escola que se propõe a atender bebês precisa ter clareza que essas primeiras experiências, fora do contexto familiar, precisam ter  princípios importantes para a formação de pessoas felizes, que se sintam competentes e seguras emocionalmente. Para tanto, a escola necessita conhecer profundamente o desenvolvimento infantil e ter enraizada uma crença verdadeira de que o bebê é um ser de direito e de respeito.

Somente um educador que conhece as especificidades de um bebê e que o observa tem a oportunidade de proporcionar e acompanhar momentos de aprendizagens e de desenvolvimentos.

Muitas realizações de um bebê podem passar desapercebidas por um olhar leigo, como suas conquistas de posturas e de deslocamentos; assim como suas descobertas a partir do brincar.  Existe todo um investimento por parte dos bebês para compreender seu corpo, o mundo e as coisas que os cercam.

Compartilho com vocês pequenas ações, porém grandes descobertas da Maria Vitória, uma bebê que entrou na UNIEPRE em 2017, na época com 5 meses.

Por Patricia Bignardi
Gerente do Núcleo Pedagógico – UNIEPRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *