Em outra postagem realizada em agosto, compartilhamos com vocês um encontro pedagógico que tivemos com o tema: Formação da Natureza (acessem o link). Lá falamos um pouco da grandeza e importância de proporcionar vivências com os elementos da natureza para as crianças.

Após este encontro, a equipe UNIEPRE optou por embarcar num desafio muitíssimo interessante chamado: Caixa da Natureza. Uma iniciativa de grupos que estudam, pesquisam, e vivenciam experiências educacionais vinculadas ao meio ambiente. (Maiores informações: Grupo – Ser criança é natural).

Agora vamos lá… Queremos compartilhar como foi a nossa experiência aqui em Anápolis/GO – Unidade UNIEPRE Brainfarma.

Primeiramente vale ressaltar o quanto nosso cerrado é lindo! Para quem não conhece, venha conhecer… O segundo aspecto a ser exaltado é o privilégio de ter uma escola com tanto verde!

Aqui nossas crianças têm a oportunidade de sentar em roda e ouvir histórias embaixo de uma árvore. Elas passeiam pelo pomar e desfrutam das épocas de cada fruta, como foi o caso das pitangas e amoras neste mês. Também temos as gramas fofinhas para deitar e relaxar…

E, com tanta coisa boa, não foi difícil lançar a proposta para nossa turma de Jardim I (crianças de 4 a 5 anos) para brincar com a natureza, registrar momentos, e montar uma caixa cheia de vivências naturais para enviar a outra turma lá em Santa Catarina.

As crianças ficaram entusiasmadas e curiosas para saber onde ficava esta tal de Santa Catarina, e assim apareceu mais uma oportunidade de aprendizagem!

Depois de compreender que a nossa Caixa iria viajar para “muito longe”, iniciamos as vivências com a nossa natureza!

Como é bom poder aprender coisas novas com os amigos, com liberdade e movimento…

Após alguns meses, foram muitos registros, brincadeiras, caças, desenhos com materiais naturais, “cozinha” da natureza, etc.

E deste resultado fizemos a composição da nossa Caixa! Montando e guardando um pedacinho da nossa natureza para enviar com muito carinho para o pessoal de Santa Catarina.

Esta foi a nossa jornada! Cumprindo este delicioso desafio de ampliar nosso aprendizado com o contato aproximado da natureza!

Deixo registrado o meu agradecimento à equipe, que está sempre disposta a aprender e realizar vivências engrandecedoras.

Educadoras do Jardim I: Natália Nunes, Elisângela Fernandes, Cristiane Cremonês, Admilda Alves e Marcelle Carvalho.

*Assinatura dos participantes:

Por Ana Cecília S. Carvalho Santana
Coordenadora Pedagógica
Unidade Brainfarma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *