A-amizade-entre-crianças-3Sabe aquele momento em que vemos um grande amigo? É muito bom, não é?

E se encontrássemos este amigo todos os dias para brincar? Melhor ainda!

Isso é o que acontece na grande maioria das vezes com crianças que frequentam instituições de educação. Elas vivenciam uma rotina, estreitam laços com professores e também com seus colegas de turma. São horas do dia em que as crianças ficam com os seus amigos, participam de atividades, realizam descobertas, brincam – muito – e com certeza, recebem e doam afetividade.

 

A-amizade-entre-crianças-1

A relação de empatia e amizade entre os grupos,  favorece uma aprendizagem mais significativa e eficiente. Até mesmo nós adultos, quando nos sentimos acolhidos e estamos com os nossos amigos por perto, não nos sentimos mais fortalecidos? As crianças também se sentem assim. Elas se ajudam, dão risadas, se abraçam e até fazem algumas peraltices; afinal, isso faz parte do mundo da criança. Ser feliz e brincar muito! Brincando com os amigos então, não pode ser melhor!

A-amizade-entre-crianças-2

Nós, educadores, que vivenciamos estes momentos do cotidiano escolar, percebemos o envolvimento das crianças. Aos poucos, constroem relações de afinidades e amizades com seus parceiros do dia a dia. Elas sentem falta daquele amigo que não compareceu, sabem e conhecem as preferências e as manias de seus colegas de grupo. Reconhecem até mesmo  os seus pertences – a mochila, a escova de dente, a ficha da chamada, o sapato, entre tantas outras coisas que nos revelam a atenção que  possuem umas com as outras.

Devemos sempre valorizar a construção da amizade entre crianças.  Comecemos pela nossa amizade com elas e, também , com os nossos colegas de trabalho. A construção de um ambiente harmonioso e afetuoso só tem a acrescentar a todos nós!

Por: Ana Cecília S. C. Santana
Coordenadora Pedagógica
Brainfarma/Uniepre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *