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Quem não se lembra das brincadeiras de roda e das  cantigas entoadas nas brincadeiras de infância? Caso façamos essa pergunta em nosso círculo de amizades muitas pessoas, certamente, trarão lembranças prazerosas e marcantes de  cantigas  e brincadeiras de roda.

As brincadeiras de roda são de prática da cultura infantil  em todo o Brasil.  Trazem um caráter folclórico, que nos remente a histórias, costumes e crenças de diversas regiões brasileiras. Porém, essa prática cultural na atualidade não está presente nas brincadeiras de rua, ou nos quintais em que as crianças convivem.  Hoje em dia,  os espaços nos quais as crianças brincam, não permitem que essa prática se estabeleça! Nas grandes cidades como em São Paulo, por exemplo, os espaços são “restritos” e as  brincadeiras são basicamente as eletrônicas.  Isso se deve ao fato  da tecnologia tomar conta dos lares brasileiros de maneira avassaladora.

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Os espaços formais de educação, têm desempenhado a importante função social de preservar as culturas tradicionais.  Os costumes populares, que antes eram repassados de geração para geração, hoje são vivenciados pelas crianças nas escolas infantis! Para que essas cantigas e brincadeiras populares,  tão ricas de cultura  não se percam no tempo, torna-se necessário que a educação cumpra o papel de preservar essa memória cultural.

E por acreditarmos na importância da  cultura popular e nos valores que ela nos possibilita conhecer,  incluímos em nossa rotina momentos  lúdicos e prazerosos no quais  as crianças têm acesso às cantigas e brincadeiras tradicionais.

Apreciem as cenas que flagramos num desses momentos, as crianças se divertiram e se encantam  ao ritmo da cantiga “ A canoa virou….”

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Por: Patrícia Sansão
Coordenadora Pedagógica
FURP – Fundação para o remédio popular

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