A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O IMPACTO NO BEM-ESTAR DOS BEBÊS EM CRECHES

No último sábado, 26/05, a UNIEPRE participou do 10º Congresso ICLOC compartilhando práticas de sala de aula com o tema. O tema escolhido pela equipe técnica da escola foi “A formação continuada de professores e o impacto no bem-estar dos bebês em creches”.

Sobre esta temática pudemos apresentar um projeto de formação realizado para 120 educadores da UNIEPRE com ênfase em situações de risco, que marcam alto índice na estatística de agravos à saúde em creches.

O trabalho:

Cuidar das crianças com excelência e garantir que todos os profissionais da escola de educação infantil sejam capacitados para promover saúde e qualidade de vida não deveria ser um diferencial qualitativo, e sim uma premissa, um ponto de partida comum a todos os que se propõem a contribuir com o desenvolvimento infantil.

Com os objetivos de promover a cultura da prevenção e de evitar ocorrências graves com bebês e crianças pequenas nas instituições em creches, tais como: a bronco-aspiração, a síndrome de morte súbita e a síndrome do bebê sacudido, faz-se necessário um plano de formação continuado para os profissionais, que se abram espaços para o olhar integral da criança e discussões sobre dúvidas, onde o medo do desconhecido dá lugar à postura preventiva e de suporte básico de vida. 

As ações educativas e formativas incluíram tematização da prática, estudo de casos sobre fatalidades ocorridas em creches públicas e privadas, adoção de conduta de prevenção, e estudos mais aprofundados sobre cada tema. Como resultado: uma equipe fortalecida em conhecimento e em “crianças saudáveis”.

 

Para além do modelo, a UNIEPRE, que atua em dez grandes empresas na cogestão de creches para filhos de funcionários e também no segmento particular de ensino de educação infantil, acredita e pratica a formação de todos os profissionais sobre conteúdos do cuidar.

 

 

A formação permanente dos educadores é uma estratégia de  proteção à criança, de valorização  dos profissionais, bem como VALOR  para a empresa UNIEPRE.

Por: Ellen Del Grande
Gerente Núcleo Saúde UNIEPRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *