Respeitar as peculiaridades de cada fase do desenvolvimento humano é primordial tanto para a saúde psicológica quanto para a física.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o bebê deve ser alimentado com leite materno exclusivamente até os 6 meses e, preferivelmente, até 2 anos de idade como uma das fontes de nutrição. A recomendação da Organização Mundial da Saúde não é por acaso. A amamentação da criança até os 2 anos de idade é primordial na formação do seu organismo e da sua mente.

O leite materno possui propriedades essenciais, garantindo bactérias e anticorpos necessários para uma vida saudável, pois ajuda a incrementar e desenvolver o sistema imunológico e biológico da criança. Não pode ser substituído por leite em pó ou por qualquer outro tipo de leite, devendo ser continuado simultaneamente à introdução de outros alimentos a partir dos 6 meses. Todavia, sabemos que não são todas as mães e nem todas as crianças que conseguem seguir esta recomendação da OMS, mas o mais importante é que os pais sempre procurem usar os horários das refeições como algo agradável, relaxante e divertido; não como um momento de castigo ou de punição, gerando traumas, stress, ou simples obrigação.

O consumo de verduras, legumes, frutas, folhas, cereais, grãos, carboidratos, proteínas, fibras, gorduras e, principalmente, a ingestão de água, precisam ser combinados de maneira balanceada, conferindo um excelente rendimento para a maturidade física e psicológica das crianças.

Para que as crianças se alimentem adequadamente é necessário seguir um horário controlado e um cardápio equilibrado, tendo os adultos como modelo, ou seja: é nesse período que se forma o hábito alimentar, pois as crianças comem praticamente o mesmo que toda a família.

Aqui a UNIEPRE disponibilizará algumas receitinhas saudáveis e fáceis para que vocês, pais, possam experimentar com seus filhos.

Acompanhem…

BOLINHO DE FEIJÃO ASSADO

Ingredientes:
– 2 dentes de alhos amassados 2 xícaras de feijão cozido
– 1 ovo
– ½ cebola picadinha
– 1 a 2 xícaras de farelo de aveia Salsinha e cebolinha picada a gosto

Modo de preparo: Em um recipiente adicione o feijão, alho e a cebola picadinha, amasse bem com a ajuda de um garfo, junte os demais temperos. Acrescente o farelo de aveia e o ovo, primeiramente 1 xícara, mexa e se houver necessidade acrescenta mais o farelo de aveia, até que fique no ponto de fazer as bolinhas. Em seguida coloque em uma assadeira antiaderente e leva ao forno por 30min a 180ºC.

Obs.: Pode utilizar também arroz, carnes ou legumes junto a essa preparação.

HAMBURGUINHO DE LENTILHA

Ingredientes:
– 1 xícara de lentilha cozidas
– ½ cebola ralada ou picada salsinha e cebolinha a gosto 1 xícara de farelo de aveia

Modo de preparo: Cozinha as lentilhas até ficar bem macias. Escorra a água, coloque a lentilha em um refratário e amasse com ajuda de um garfo, até ficar homogêneo, ou se quiser pode deixar alguns grãos inteiros para dar textura ao hambúrguer. Em seguida, misture a cebola, salsinha, cebolinha e o farelo de aveia e modele os hambúrgueres do tamanho e espessura que preferir. Leve ao forno por 30min a 180ºC ou faça na frigideira antiaderente.

Obs.: Pode usar legumes, verduras ou outra leguminosa, como o grão de bico.

PANQUECAS INTEGRAIS COLORIDAS

Ingredientes:
– ½ xícara de farinha integral
– ½ xícara de farinha de trigo branco 1 xícara de leite
– 1 ovo
– 1 xícara (chá) espinafre cru (verde)

Obs.: Para a panqueca vermelha usa beterraba, amarela use cenoura ralada crua, na mesma quantidade descrita acima.

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificar e asse os discos em uma frigideira antiaderente
Sugestões de recheio: Filé de frango desfiado, carnes magras desfiadas, carne moída, queijo minas frescal e molho de tomate caseiro.

CREME DE FRUTA A BASE DE INHAME (DANONINHO)

Ingredientes:
– 3 inhames cozidos
– 1 cx de morangos maduros

Modo de preparo: Amasse os inhames cozidos, em seguida bata no liquidificador os inhames e os morangos e depois é só servir.
Obs.: Podem ser usado mamão, amoras, manga, banana, cacau, goiaba.

CUPCAKE DE BANANA E AVEIA

Ingredientes:
– 1 xícara (chá) de aveia em flocos finos 2 bananas maduras
– 1 pitada de canela em pó 2 ovos
– 1 colher (sopa) de fermento em pó químico

Modo de preparo: No liquidificador bata as bananas e os ovos, depois despeje em uma vasilha e junte com a aveia, canela e fermento em pó, misture até formar uma massa homogênea. Coloque nas forminhas e leve ao forno por 35min a 200ºC.

COOKIE DE MAÇÃ E BANANA

Ingredientes:
– 3 bananas maduras
– 5 colheres sopa de aveia em flocos
– 1 maçã pequena picadinha em cubinhos 1 colher chá de canela em pó (opcional)

Modo de preparo: Amasse as bananas com o auxílio de um garfo, adicione aveia, a maçã, a canela e misture. Faça bolinhas com a colher, coloque em uma forma antiaderente e asse por 25min a 200ºC. Ele deve secar e ficar molinho por dentro.

PÃOZINHO DE BATATA BAROA

Ingredientes:
– 1 xícara de batata baroa cozida e amassada ainda quente (cerca de 800g crua)
– ½ xícara de azeite extra virgem
– 1 xícara de água quente (use a água do cozimento da batata) 1 xícara de polvilho doce
– 1 xícara de polvilho azedo Ervas a gosto;

Modo de preparo: Junte a batata com o azeite em uma tigela e mexa. Despeje os polvilhos na tigela e cubra com água quente. Misture bem e adicione os temperos. Forme bolinhas ou palitinhos grossos e asse, ou congele, porém congele cru.

BISCOITINHO DE POLVILHO

Ingredientes:
– ½ xícara de água
– 1 colher sopa de azeite
– 1 xícara de polvilho azedo
– 1 colher chá sal (opcional)

Modo de Preparo: Aqueça em uma panela a água com azeite até ferver. Em uma vasilha mistura o polvilho com o sal e jogue a água quente com o azeite e mexa com um garfo. Quando der ponto faça bolinhas, rosquinhas ou palitinhos com a mão e leve ao forno por 15min em 180º.

LIMONADA COM COUVE

Ingredientes:
– 1 xícara de suco de limão
– 1 folhas de couve grande
– 200mL de água

Modo de fazer: Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir.

SUCO DE BETERRABA COM CAJU

Ingredientes:
– 1/2 beterraba pequena
– 1 caju médio

Modo de fazer: Descasque o caju e bata no liquidificador com a beterraba, sem a casca e os talos. Se necessário, acrescente 20 ml de água filtrada.

GELÉIA DE MORANGOS

Ingredientes:
– 2 xícaras de chá cheias de morangos maduros picados
– 1 colher chá suco de limão
– 1 pacote de gelatina sem sabor dissolvido em 4 colheres sopa de água

Modo de fazer: Leve ao fogo os morangos e o suco de limão. Deixe cozinhar até dar o ponto de geléia, em seguida misture a gelatina sem sabor dissolvida e leve a geladeira.

GELÉIA DE MANGA

Ingredientes:
– 3 mangas (700g sem casca e sem caroço)
– 200mL de suco de laranja lima

Modo de fazer: Descasque as mangas e corte em fatias grossas (cozinhe bem abafado para concentrar o sabor). Coloque em uma panela de pressão com o suco de laranja e cozinhe por 20min na pressão. Em seguida destampe e mexa até secar o caldo. Para chegar em ponto de geléia, deverá cozinhar até soltar do fundo da panela. Rende em torno de 300g.

PURÊ MAIS NUTRITIVO

Misture em ½ purê de batata +
½ purê de beterraba = purê rosadinha
½ purê de abóbora = purê laranjinha
½ purê de chuchu = purê verdinho

BOLO DE BANANA COM AVEIA

Ingredientes:
– 3 xícaras (chá) de aveia em flocos finos
– 1 e ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
– 1 colher (sopa) deuvas
– 4 bananas nanicas bem maduras ou 2 bananas prata bem maduras.
– 4 ovos
– 1 xícara (chá) de óleo de coco ou outro óleo
– 1 colher de sopa de fermentoquímico

Modo de fazer: Bata no liquidificador as bananas, ovos, óleo e o açúcar. Em seguida, coloque em uma tigela o restante dos ingredientes e misture até homogeneizar. Asse no forno médio aproximadamente 40 minutos ou até dourar.

Obs.: Caso queira o bolo mais cremoso, acrescente mais bananas.

Fonte: Todas as receitas foram retiradas da internet – google.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *