O tipo de vínculo estabelecido entre criança e adulto é fundamental para o desenvolvimento sadio.  E isso também vale para os adultos que se ocupam dos bebês.

Foi com este pensamento que iniciamos nosso terceiro grupo de estudos sobre a primeiríssima infância, inspirado nas ideias de Emmi Pikler.

Neste primeiro encontro nos preocupamos em levar os participantes a revisitarem as suas infâncias a fim de se reencontrarem com alegrias, medos, amores, família, amigos, e tudo de sensível que habita a memória de cada um.

Nos demos conta de que são nas relações que residem as nossas forças e também nossas fraquezas e, mais ainda, o quanto essas relações mesmo na idade adulta são importantes para todos.

“Estabelecer vínculos com os bebês depende, antes de tudo, que os adultos que dele se ocupam tenham a oportunidade de viver relações amistosas nos espaços que ocupam. ” 

Flávia Gusmão.

Sendo assim, não será possível abordar os bebês com respeito se não respeitamos a nós mesmos e aos outros nas instituições.

Adultos seguros estabelecem vínculos seguros, adultos inseguros estabelecem vínculos inseguros. 

Emmi Pikler partiu do princípio de que os momentos de cuidado poderiam ser o momento máximo da aprendizagem afetiva, porém, ponderou que, ao se relacionar com os bebês o adulto que dele lhe cuida deveria estar inteiro nesta relação para que esta aprendizagem se sustente.

Mostrou que o bebê é capaz de cooperar com o adulto em quem confia, e que, outras capacidades como antecipar fatos e comunicar-se – imprescindíveis para a vida – iniciam-se antes do que pensamos.

É preciso repensar tempos e rotinas, para que bebês e seus educadores possam ter a oportunidade de viver os cuidados como um tempo de encontro.

E assim se deu nosso primeiro encontro no dia 30 de setembro, no Centro de Estudos UNIEPRE, reunimos educadores, gestores e coordenadores em busca de uma primeira infância que respeite o ritmo das crianças e que favoreça um ambiente respeitoso para os adultos.

Nosso próximo encontro será no dia 21 de outubro. Até lá.

Visite nossa programação=> Educação Infantil na Primeiríssima Infância

Curso ministrado por:

Flávia Vasconcellos Gusmão
Ellen Del Grande
Leila Oliveira
Patricia Bignardi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *