Julho é mês de férias escolares! 

Muitas famílias, por vezes,  se vêem em apuros nesse período em que  a criançada tem mais tempo livre, e se o período de férias da família não coincide com o mesmo das crianças, a preocupação aumenta!

São Paulo, a nossa cidade,  é um lugar privilegiado em ofertas de passeios culturais em qualquer época do ano!  Períodos de férias, então, as possibilidades, principalmente para as atividades infantis, aumentam substancialmente…

Selecionamos algumas dicas culturais e de passeios que podem auxiliar, aos pais e as mães, para a montagem de uma programação de férias para os pequenos bem diversificada e divertida!

Mas o que devemos considerar nas escolhas das atividades?

tab

Esta categorização serve para dar uma ideia aos pais, principalmente os de primeira viagem, de algumas programações bacanas!

É importante que cada família analise o perfil de seu(s) filho(s), e escolha a atividade mais adequada para a sua criança. Porém, todas as dicas trazem uma ideia (sugestão mesmo!) de idade para orientar as suas escolhas.

Tenham momentos de diversão, interação e boas aventuras com os seus filhos!

Boas férias.

titulo-11

Família formigueiro casa condomínio (+ 5 anos)
Na peça, Dedé e Bica têm 9 anos, são colegas de escola e vizinhos. Impulsionados por uma pesquisa escolar, as crianças iniciam uma jornada que as conduzirá à descoberta da pluralidade de arranjos, combinações e formatos que cabem dentro da palavra “família”.
Onde: Teatro Alfredo Mesquita: Av. Santos Dumont, 1.770 – Santana – Norte. Telefone: 2221-3657
Até: 7 de agosto

Festival de férias Cia Plat de Jour (+ 3 anos)

  • Alice no País das Maravilhas
  • João e Maria
  • Chapeuzinho Vermelho
  • Os Três porquinhos

Onde: No Teatro Morumbi Shopping http://www.teatromorumbishopping.com.br
Quando: 6 a 31 de julho às 15h

  • Peter pan e Wendy (+ 5 anos)
  • Rapunzel ( + 3 anos)
  • Coquetel de fadas ( + 4 anos)

Onde: No teatro Viradalata – http://viradalata.com.br/
Quando: 7 a 29 de julho às 16h

Os Três Porquinhos
A peça simula um livro, em que cada página virada é uma nova cena. Com música ao vivo, truques de mágica e teatro de sombras, a Trupe Pé de Histórias faz a releitura da clássica história dos porquinhos.
Onde: Espaço Promon: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1.830 – Vila Nova Conceição – Oeste. Telefone: 3071-4236
Até: 23 de Julho

No Sonho da Floresta Encantada (4 a 6 anos)
2016 é ano da comemoração de 400 anos da morte de Shakespeare e a Casa do Teatro preparou uma jornada em uma floresta encantada, onde seres mágicos aparecem, criam confusão e enfeitiçam pessoas. Shakespeare e seu “sonho de uma noite de verão” é um convite para viver aventuras, desafios e fantasia criados por um poeta com o olhar para o mundo além de seu tempo.
Onde: Casa do Teatro – http://www.casadoteatro.com/pt/ferias-na-casa-do-teatro
Quando: 4 de julho

Pedro e o Lobo (+ 3 anos)
Em cena, o grupo, que utiliza manipulação de bonecos com luz negra, apresenta os instrumentos de uma orquestra por meio da história de um garoto que sai à caça de um lobo para proteger seus amigos.
Onde: Sesc Pinheiros
Quando: Domingo às 15h e às 17h – até 10 de julho https://www.sescsp.org.br/

Feio (+ 7 anos)
Dia 10 de julho será o último dia de apresentação da peça, Feio é uma obra criada pelo coletivo Grão – Arte e Cidadania a partir das diferenças de percepção das pessoas surdas e cegas.

Adaptado da obra O Patinho Feio, de Hans Christian Andersen, conta a história de um alguém que, por ser feio, é rejeitado desde o nascimento por todos os grupos sociais que tem contato e que descobre posteriormente que aquilo que todos repugnavam era apenas o desconhecido, o diferente com sua imensa beleza.

A idealização da peça é da dramaturga Cintia Alves, que divide a direção com o bailarino e educador surdo Leonardo CastilhoFeio é um espetáculo de múltiplas linguagens. Utiliza elementos do teatro gestual, dança, LIBRAS, projeções de imagens, tendo a iluminação como principal aliada que transporta o protagonista para diversos cenários, sem o uso da palavra, tentando estabelecer a melhor comunicação com a comunidade surda.

Haverá um bate-papo com o público sempre após as apresentações.
Quando: até 10 de Julho
Onde: Sesc Vila Mariana http://sescsp.org.br/programacao/94819_FEIO#/content=saiba-mais

titulo-2

A Era do Gelo – O Big Bang (+ 3 anos)
Scrat acidentalmente causa uma chuva de meteoros que ameaça a Terra – fazendo com que os outros personagens procurem abrigo em uma caverna.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=TSVMnROx41Q[/youtube]
Quando e onde: Previsão de estréia nos cinemas em 7 de julho.

Procurando Dory  (+ 3 anos)
Sequência de "Procurando Nemo" (2003), a animação agora foca a peixinha Dory, antes coadjuvante. A personagem sofre de perda de memória recente, mas, repentinamente, lembra-se dos seus pais. Ela embarca em uma jornada ao lado dos amigos Marlin e Nemo para encontrar sua família.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=UuUTzkctthk[/youtube]
Onde: Nas salas de cinema.

titulo-3

Bloco Bebê ( 0 a 3 anos)
O show de Isadora Canto mistura marchinhas, frevos e outros ritmos. Os instrumentos são escolhidos para agradar os ouvidos sensíveis dos bebês!
https://www.sescsp.org.br/online/revistas/tag/1/420_SESC+BOM+RETIRO/
Onde: Sesc Bom Retiro – AL. Nothman, 185, Campos Elísios

Palavra Cantada 20 Anos (Livre)
Para comemorar os 20 anos de carreira, a dupla Sandra Peres e Luiz Tati sobe ao palco do Teatro Municipal da Mooca Arthur Azevedo, com uma apresentação gratuita que integra o Circuito Municipal de Cultura. Neste show para toda a família, o público é convidado a participar dançando e cantando os principais sucessos, além de músicas novas que fazem agora parte do repertório….
Onde: Teatro Municipal da Mooca Arthur Azevedo | Av. Paes de Barros, 955, Mooca, Zona Leste São Paulo (SP)
Dia:  03 de julho (domingo), às 11h

O Aprendiz de Feiticeiro (+ 5 anos)
Montagem de Antônio Calmon, inspirada no poema homônimo de Goethe (1749-1832), narra a história de Arthur, dono de uma imaginação excepcional e alvo de zombarias na escola. Até que o garoto é salvo por Jane, e inicia uma aventura repleta de fantasia.

Com direção de Eduardo Figueiredo, o elenco conta com Maurício Machado, Ghilherme Lobo, Klara Castanho, Júlio Oliveira, Victor Garbossa, Wilson Feitosa, Miguel Roque e Marcelo Callegaro.
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil | Rua Álvares Penteado, 112
http://culturabancodobrasil.com.br
Quando: Em julho, sexta a domingo às 11h. Agosto e novembro, sábados às 11h.

titulo-4

Lalibilali (0 a 3 anos)

dicaUm ateliê para crianças de 06 a 36 meses,  espaço especialmente preparado para receber nenês e suas investigações. Em seu cotidiano o nenê tem curiosidade para experimentar tudo: as chaves, a tampa das panelas, as gavetas, tecidos e tudo o que aparece pela frente. Nesses encontros, vamos preparar contextos de investigação para que os nenês possam experimentar livremente esses materiais e objetos que fazem parte do seu cotidiano:

  • Dia das coisas do dia a dia
  • Dia das coisas da natureza
  • Dia das bolas e emboladas

Quando: 12, 14 e 23 de julho de 2016 sábado, terça e quinta, das 14h às 16h
Informações – http://binahespacodearte.com.br

 

Cidade das Abelhas (+ 3 anos)
Numa minicidade, onde há um parque ecológico com 20 mil m2, as crianças podem praticar um arvorismo menos radical circulando entre as árvores por trilhas e pontes.
Onde: Estrada da Ressaca, KM. 7, Ressaca, Cotia – SP.
Informações: http://www.cidadedasabelhas.com.br/

Férias no Instituto Butantan (Livre)
A ideia é falar sobre os animais a partir de atividades interativas e expedições pelo parque. Na atividade Mão de Cobra, os visitantes podem encostar em serpentes não peçonhentas e tirar dúvidas sobre os bichos.
Onde: Av. Vital Brasil, 1.500, Butantã
Quando: Até 24 de julho http://www.butantan.gov.br

Energia, do Buzum! (3 a 11 anos)
Na performance do Buzum!, as crianças vão conhecer as cinco fontes de produção de energia elétrica do Brasil: hidrelétrica, termoelétrica, atômica, solar e eólica. Numa espécie de quiz, os pequenos interagem com o espetáculo e participam de brincadeiras.
3 de julho no MIS – área externa: Av. Europa, 158 – Jardim Europa – Oeste. Telefone: 2117-4777
7 a 10 de julho no Museu Catavento Cultural e Educacional www.cataventocultural.org.br/

iFLY São Paulo (+ 3anos)
Novidade na região oeste, o simulador de queda livre permite que qualquer um acima de três anos tenha a sensação de um salto de paraquedas, dá pra incluir ao pacote básico (com dois vôos de um minuto cada um, com o custo de R$ 249,00) a manobra de “hig flyght” – que torna a atividade mais emocionante.
Onde: Av. Nações Unidas, 6.873, Pinheiros
Informações: https://www.iflyworld.com/sao-paulo/

Por Sheilla André Carlos da Silva
Gerente do Centro de Formação UNIEPRE
contato: centrodeformacao@uniepre.com.br

Nota: As consultas foram realizadas no Guia Folha de São Paulo, edição impressa – 1º a 7 de julho. E, também, nos sites dos espaços que oferecem as atividades culturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *