abordagem-pikler

Ao tomarmos conhecimento sobre a abordagem Pikler, por meio da leitura do livro “Educar os três primeiros anos – a experiência de Lóczy” começamos refletir sobre as necessidades dos bebês, tentando enxergar, mais ainda, o ponto de vista deles! Assim, relacionamos a nossa realidade institucional com os detalhamentos sobre a abordagem feitos nessa bibliografia. A identificação com as possibilidades de encaminhamento no atendimento aos bebês, com a abordagem pikleriana foi imediata.  Acreditamos ter encontrado uma possibilidade de proporcionar experiências aos pequenos para que se desenvolvessem de maneira mais sadia, mais respeitosa, e ao mesmo tempo, com maior segurança afetiva.

A partir desse primeiro contato, buscamos aprofundar os nossos conhecimentos na concepção que a abordagem traz, por meio de leituras de artigos que discorrem sobre: os cuidados corporais; a motricidade livre e o descanso, sono e alimentação; citamos como exemplo, o artigo: A mão da educadora. Buscamos novos conhecimentos, também, em cursos e palestras, para maior aprendizagem e aumento de possibilidades de interlocução com profissionais que compartilham as mesmas angústias, no que se refere à educação e cuidados de bebês.

Em outubro de 2014, a diretora pedagógica da UNIEPRE Flávia Gusmão, conheceu in loco o trabalho realizado pelo Instituto Pikler, em Budapeste, na Hungria. Segundo ela:  

“Naquela ocasião não só compreendi melhor o trabalho, como tive o privilégio de conhecer pessoas com as mesmas aspirações e concepções que as minhas. Logo que retornei, para o Brasil, organizei um grande encontro com todas as diretoras, coordenadoras pedagógicas, enfermeiras, técnicas de enfermagem e educadoras dos berçários para compartilhar e dar início aos estudos, desta abordagem de trabalho com os bebês.

Sinto-me totalmente responsabilizada, por mim mesma, a realizar com os bebês que atendemos uma ação didática sadia, que não deixe marcas negativas em nossas crianças, pois, atualmente, atendemos mais de 400 bebês – de 0 a 3 anos – distribuídos em nossas unidades educacionais, locadas em empresas da Grande São Paulo, da cidade de São Paulo e em Goiás.”

Em 2015, realizamos com a equipe de educadoras UNIEPRE – diretoras e coordenadoras e professoras – encontros de estudos, para refletirmos sobre a abordagem piklerina. No segundo semestre, fizemos uma jornada formativa com a Dra. Sylvia Nabinger, abrangendo um número maior de profissionais em nossa rede.

No início de 2016, realizamos duas ações importantes. A primeira, foi  compor e representar, com a nossa equipe técnica, a Rede Pikler Brasil, atuante no estado de São Paulo. A segunda foi a inauguração do nosso Centro de Formação UNIEPRE, com a formação do 1º Grupo de Estudos UNIEPRE sobre a abordagem Emmi Pikler, formado por profissionais que trabalham em redes municipais, ONGs e diversas instituições particulares.

Hoje, temos o prazer de compartilhar com vocês um evento, no qual a UNIEPRE participa como apoiadora, importante para a continuidade e compartilhamento de nossas ações e pesquisas.

No dia 31 de Agosto, Agnès Szanto Feder e Myrtha Hebe Chokler estarão em São Paulo, no MAM, para discorrer sobre os temas: “Motricidade Livre” e o “O Significado do Brincar no Desenvolvimento do Infantil”.

Convidamos a todos, que acreditam que ao se promover uma infância digna às nossas crianças, é o caminho para se construir uma sociedade mais humana!

Por Sheilla André
Gerente do Centro de Formação UNIEPRE
centrodeformação@uniepre.com.br

Para obter informações detalhadas sobre o evento acesse:
http://www.wazo.com.br/encontro-internacional-pikler/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *