Acreditamos que a curiosidade é a maneira natural da criança se relacionar com o mundo. Por meio do exercício da criatividade, as experiências são valorizadas e, estão presentes em nossa escola  com o objetivo de promover momentos em que os pequenos investiguem e elaborem as suas explicações para os eventos observados.

Na medida em que as crianças vão se desenvolvendo, aumentam os momentos em que se deparam com os fenômenos e fatos do mundo! Dessa maneira, passam a questionar, a organizar explicações baseadas em suas experiências vividas, se arriscam a todo o tempo, dão respostas e explicações, sem medo de cometer erros.

Crianças discutem sobre quais objetos boiam e quais afundam. Cada um apresenta sua justificativa.

fotos-itapevi-1

Nosso desejo, para esta fase da educação infantil,  é de fomentar esses questionamentos naturais no universo da criança, e abrir espaço para que elas possam, cada vez mais, se arriscar e elaborar as suas hipóteses.

Testam suas hipóteses

fotos-itapevi-2

Nesse movimento de buscar as explicações para os seus questionamentos, aprimoram os  pensamentos lógicos e dedutivos, e se demonstram cada vez mais capazes de interrogar o mundo!

Buscam informações nos livros para ampliar suas ideias.

fotos-itapevi-3

Por: Cristiane Aparecida Butscher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *