Ele bate nos amigos, não respeita as educadoras, quebra os brinquedos da escola…
Quando é o momento de conversar com os pais?

Ele bate nos amigos

Atualmente, muitas crianças passam mais tempo na escola do que com seus pais, e um dos maiores desafios, na atualidade, é o de impor limites quando se trata da sua educação. Passar a mão na cabeça, quando a criança comete um erro, não faz com que ela se sinta mais amada e protegida, ao contrário, somente reforça o erro cometido e, pior, aumenta o sentimento de culpa, algumas vezes alimentado por muitas famílias. Por outro lado, várias instituições também estão “perdidas” de como agir; não conseguem distinguir até onde devem intervir na educação das crianças, ou quando precisam pedir a colaboração dos pais nesta difícil tarefa…

Ele bate nos amigosO assunto é delicado, principalmente porque não existe manual de instrução ensinando como se deve educar uma criança. Mas, colocar limites está se mostrando, cada vez mais, uma necessidade na educação dos pequenos.

A quem cabe ensinar, disciplinar, intervir, corrigir, ou seja, educar?

A UNIEPRE acredita que a responsabilidade deve ser compartilhada, e mais: aos pais cabem os limites morais, sociais e afetivos; nós, educadores, ajudar na construção das regras de convivência social. Pensamos que com os pais as crianças vão aprender as crenças e os valores que cada família tem. Já a escola é um excelente espaço para trabalhar, exercitar e transformar a moral individual em moral coletiva.

Mais do que disciplinar Ele bate nos amigoso conhecimento que vem de casa, a escola é o cenário onde as crianças vão se deparar com as diferenças e aprender a conviver com elas. É na escola que a criança passa ter contato com as diferenças de gênero, de idade, religião, de crenças e de valores. Esse papel de socialização é fundamental, principalmente se considerarmos que famílias são heterogêneas, é neste espaço escolar que a criança, e porque não dizer também algumas famílias, inicia o reconhecimento de que existem diferenças, e que quando aprender a respeitá-las, significa viver em sociedade.

"Aprender a viver e conviver em sociedade", é a maior necessidade do mundo contemporâneo, e que ultrapassa os muros da escola…

Por isso, a UNIEPRE defende muito a parceria e a transparência da Escola com a Família, em todos os âmbitos, de todas as naturezas. O importante é conversar com a família, com intuito de compreender melhor a criança e compartilhar ações realizadas com ela no espaço escolar. Assim, juntas, escola e família, caminham na mesma direção e com o mesmo objetivo: favorecer a inserção da criança no convívio com o outro.

Por Flávia Vasconcellos Gusmão
Diretora Pedagógica – UNIEPRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *