SEGUNDO ARCE, SILVA E VAROTTO (2011, P. 09), “A VERDADEIRA CIÊNCIA COMEÇA COM A CURIOSIDADE E FASCINAÇÃO DAS CRIANÇAS QUE, LEVAM À INVESTIGAÇÃO E À DESCOBERTA DE FENÔMENOS NATURAIS.”

QUANDO OBSERVARMOS ATENTAMENTE AS CRIANÇAS, EM ESPECIAL AS DA EDUCAÇÃO INFANTIL VAMOS PERCEBER QUE DESDE MUITO PEQUENAS ELAS SÃO MOVIDAS POR SUAS CURIOSIDADES E BUSCAM INTERAGIR COM O MEIO NO QUAL ESTÃO INSERIDAS, SEJA ELE FÍSICO OU SOCIAL, A PROCURA DE CONHECIMENTO.

AS EXPLORAÇÕES PELAS QUAIS MUITAS VEZES NOS DEPARAMOS DO BEBÊ FRENTE AOS OBJETOS É CONSIDERADO FAZER CIÊNCIAS?

É MAIS DO QUE ISSO, É A POSSIBILIDADE DE SE CONSTITUIR UM PENSAMENTO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS REAIS E SÃO ESSAS EXPERIÊNCIAS QUE PERMITEM A CRIAÇÃO DE UMA PLATAFORMA SENSORIAL PRÓPRIA DO PENSAMENTO SENSÓRIO MOTOR QUE POUCO A POUCO VAI SE DESLIGANDO E PARTINDO PARA UM PENSAMENTO MAIS ABSTRATO, MAS QUE SE VALE DESSAS PERCEPÇÕES ORIGINAIS.

GRADATIVAMENTE COMEÇA A SE FORMAR UM PENSAMENTO CIENTÍFICO. A CRIANÇA PASSA  A TER UMA ATITUDE DE OLHAR PARA OS OBJETOS E/OU FENÔMENOS, E ASSIM A PERCEBER, QUERER SABER, INVESTIGAR, SER CURIOSO, EXPLORADOR E PESQUISADOR.

AS EXPLICAÇÕES QUE AS CRIANÇAS DÃO AOS FENÔMENOS POR ELAS VIVENCIADOS   REVELAM SUA FORMA DE PENSAR, E PARA ISSO LANÇAM MÃO DAS OBSERVAÇÕES E DAS EXPERIÊNCIAS QUE TÊM NA ELABORAÇÃO DE SUAS TEORIAS E NAS SOLUÇÕES DOS SEUS PROBLEMAS.

 ASSIM, É IMPORTANTE GARANTIR OPORTUNIDADES DE DESCOBERTAS ÀS CRIANÇAS, FAZENDO COM QUE O INTERESSE CIENTÍFICO SE MANTENHA VIVO EM NOSSAS CRIANÇAS.INCENTIVAR AS BRINCADEIRAS DE DESCOBRIR COISAS, EXPERIMENTAR MATERIAIS NÃO CONVENCIONAIS NOS MOMENTOS DO BRINCAR, OBSERVAR BICHINHOS DE JARDIM OU A TEXTURA DAS FOLHAS CAÍDAS NO PARQUE, COM LENTE DE AUMENTO, SÃO ALGUMAS POSSIBILIDADES, SITUAÇÕES DIVERTIDAS DE PURA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA.

Por: Cristiane A.Butscher
Coordenadora Pedagógica
Unidade Zoetis

www.uniepre.com.br/guarulhos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *