“Nossas sombras, despregadas dos corpos, passeiam
devagar se cumprimentando.”
Carlos Drummond de Andrade

As sombras e seus movimentos têm despertado o interesse das crianças do Infantil A. Uma simples fonte de luz passa a ser um momento de investigação por parte das crianças.

Lorenzo se diverte com a sombra da mão refletida na mesa, enquanto aguarda seu lanche da manhã.

Por meio das brincadeiras, as crianças estão construindo e reconstruindo ideias que gradativamente as ajudam a formular diferentes hipóteses sobre os efeitos da luz sobre os objetos, superfícies e o próprio corpo.

Para alimentar ainda mais as explorações, lanternas foram inseridas nas brincadeiras. De início, as crianças observaram o objeto em si e, ao movimentarem a mão de um lado para o outro, descobriram o que era possível fazer, e passaram a testar o que acontecia quando se aproximavam e se distanciavam à luz dos objetos.

Pesquisas recentes do Ministério da Ciência e Tecnologia constataram que 59% dos brasileiros têm pouca ou nenhuma curiosidade por ciências, o que provavelmente se deve à deficiência no ensino dos temas relacionados a esta área, e que deve fazer parte do currículo da Educação Infantil.

Para os pequenos, o trabalho com as ciências não visa fazer com que eles cheguem às definições de conceitos complexos que envolvem princípios da física, mas sim que aprendam a observar, explorar e desenvolver uma postura de curiosidade frente aos eventos que ocorrem ao seu redor.

Observação e exploração do meio constituem-se em duas principais possibilidades de aprendizagem nesta             etapa de desenvolvimento. O frequente contato com os fenômenos e acontecimentos do mundo desafia as crianças a observá-los, explorá-los e explicá-los a seu modo.

Assim, por meio de diferentes atividades, as crianças terão a oportunidade de vivenciar experiências com diversas fontes de luz, desde a natural até as artificiais originadas por lanternas, abajures, datashow e retroprojetores. Uma boa seleção de materiais permitirá que elas testem a passagem da luz ou não em cada um desses materiais.

Diversificá-los é fundamental para proporcionar novas explorações: tecidos finos e grossos, papéis translúcidos, objetos vazados e maciços entre outros.

Vale lembrar que qualquer projeto que se desenvolva na Educação Infantil, cabe ao educador buscar conhecimentos nas respectivas áreas de estudo, pois só assim terá condições de pensar em materiais, espaços e situações que irão despertar o interesse e a curiosidade das crianças. No projeto luz e sombra, em especial, busca-se informações científicas na área da física, pois só conhecendo os princípios da ótica – parte da física que estuda os fenômenos e sua interação com os objetos e superfícies ligados à luz, é que o educador entende como se dá a propagação da luz em diferentes superfícies e meios, e   poderá planejar diversas situações de observação, exploração e conhecimento.

Para que um projeto tenha sucesso, a participação das famílias é fundamental.

Reunião de pais para apresentação do Projeto Luz e Sombra

Por: Eliana Barreto
Professora da turma do Infantil A
Unidade Uniepre Inovat – março/18.

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