IV Encontro - Grupo de Estudos UNIEPRENo último sábado – 10/09/16, realizamos nosso IV Encontro do Grupo de Estudos Uniepre. Neste módulo, as reflexões e discussões tiveram como foco o Movimento Livre.

Iniciamos o trabalho dialogando sobre:

O QUE SIGNIFICA MOVIMENTO LIVRE?

O QUE COMPÕE ESSE CONCEITO?

O MOVIMENTO É ENSINADO À CRIANÇA?

Outros momentos que possibilitaram muita troca de saberes e ressignificações sobre as atitudes dos adultos para com as crianças tiveram como ponto de partida frases, como:

“Facilitar a liberdade de movimentos é assegurar as condições do espaço, do material e do cuidado, possibilitando ao bebê movimentar-se ao seu gosto”

“Fazendo assim, permitimos ao bebê descobrir, unicamente, por si mesmo, por sua própria iniciativa e a seu ritmo, os sucessivos estágios de desenvolvimento de suas posturas e movimentos: experimentar, exercitar, aperfeiçoar e logo utilizá-los,  segundo sua conveniência. E, em dado momento, abandonar alguns deles.”
Emmi Pikler

“Respeitar a criança nas suas realizações e competências em cada etapa evolutiva que ela vai transitando, significa considerá-la como um sujeito pleno em cada momento da sua vida, e não vê-la somente como um projeto de algo que não está acabado”.
(Liliana Gruss e Francis Rosemberg)

“Adiantar as posturas é adiantar os fracassos”.
Myrtha Chokler

IV Encontro - Grupo de Estudos UNIEPREMais uma vez o espaço e o tempo foram preenchidos pelas ações de compartilhar inquietações, dúvidas e saberes. Esses momentos de parar e pensar sobre a prática são fundamentais para o profissional que trabalha direta ou indiretamente com as crianças.

A Uniepre tem a convicção que favorecer a formação faz toda a diferença para a melhoria do atendimento às crianças, pois no momento em que esses profissionais voltam para a escola e olham para as crianças e para as famílias, com certeza já o fazem com outra perspectiva.

Estamos recebendo solicitações para que uma nova turma seja formada para a realização desses estudos sobre a Abordagem de Emmi Pikler. Por esse motivo, organizamos novo formato de tempo, para desenvolver os mesmos conteúdos desse primeiro grupo de estudos.

Proposta:

Datas: 29/10/2016 e 26/11/2016
Horário: 9h00 – 17h30
Local: Centro de Formação Uniepre
Investimento: R$600,00 a serem pagos em duas parcelas de R$300,00, com vencimentos para 15/10/16 e 15/11/16.
Inscrições: diretamente no Centro de Formação pelos telefones (11) 2283-4759, com Sr. Kurt ou Sra. Elizabeth.

Patrícia Bignardi
Centro de Formação UNIEPRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *