"Se, na educação infantil a aprendizagem da matemática se dá a partir da curiosidade e do entusiasmo, o jogo torna-se assim momento privilegiado para essas aprendizagens."

Jogar, por si só, não garante a ampliação do conhecimento que as crianças têm sobre a matemática. A concepção que hoje se tem sobre educação infantil, como um espaço de brincadeira e de jogo, reforça a ideia de que a aprendizagem da matemática se dá  por meio dessa atividade.  Além dos jogos,  existem inúmeras possibilidades de se trabalhar a matemática nesse segmento – nas aulas de culinária, no trabalho com medidas, juntando coisas em coleções, nas brincadeiras que envolvem compras, nas marcações no calendário, entre outras.

O jogo não diz respeito necessariamente à aprendizagem da matemática, ele é um importante recurso se bem planejado e quando apresentam desafios que provoquem e promovam às crianças avanços em suas concepções iniciais. Consideramos que os jogos de baralho e os de percurso, são boas estratégias para as aprendizagens das crianças.

cartas

Existe uma variedade de jogos que envolvem o uso do baralho. Batalha é uma das variações. As cartas são distribuídas entre os jogadores (aproximadamente 10 cartas para cada criança), todos devem arrumá-las numa pilha virada para baixo. Ao mesmo tempo, os jogadores viram a primeira carta da pilha e comparam os números. Aquele que tiver a carta de maior número fica com todas as cartas.

tabuleiro
Os jogos de trilha envolvem sorte. Os peões avançam as casas de acordo com o número sorteado nos dados. Os jogos de percurso colocam as crianças em desafios que os ajudam a pensar e compreender a complexidade do sistema numérico. Para provocar tais aprendizagens é possível pensar nas intervenções durante as jogadas, entre elas:

  • Jogar com dois dados, somando os resultados;
  • Propor situações-problema:  Wendell está na casa 7 se ele tirar 6 na próxima jogada para que casa ele irá?

As trilhas quando confeccionadas com participação ativa das crianças, contextualizadas segundo o interesse do grupo, e ainda, com desafios ou obstáculos criados por elas que permitam avançar e retroceder no jogo, têm um sabor todo especial! Jogar os dados e esperar para ver o número de casas que irá avançar torna-se, ao mesmo tempo, diversão e aprendizagem.

foto-jogo-1

foto-jogo-3

Por: Cristiane A.Butscher
Coordenadora Pedagógica
Espaço Criança Eurofarma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *