Olimpíadas na SSPOlimpíadas na SSPDesde sua primeira edição na Era moderna, em 1896, em Atenas, até Londres, em 2012, os Jogos Olímpicos cresceram ao ponto de se transformarem no maior evento do planeta e único capaz de reunir delegações de mais de 200 países em uma mesma cidade.

É difícil não nos empolgarmos com tanta beleza e emoção, com tanta gente diferente, com tantos esportistas talentosos. São os países unidos em prol de uma única paixão: o esporte, pensando nisso durante este mês de agosto as crianças tiveram a oportunidade de realizar ricas descobertas… As perguntas foram desde "O que é uma Olimpíada?" até "Bandeiras? Por que existem?" Os saberes foram contemplados por informações de âmbitos variados e muito ricos. As crianças tiveram várias curiosidades, como:Olimpíadas na SSP

  • Que países são esses que participam?
  • Quais são as modalidades esportivas?
  • Onde ficam os países?
  • Quais as principais diferenças do nosso país?
  • Premiações e muito mais…

Conversamos também sobre o mascote Vinícius, as trocas culturais, sobre o Rio de Janeiro e os turistas que estiveram  em massa na cidade. Foi realmente uma proposta muito ampla, mas aplicada de diferentes formas e sempre de acordo com a linguagem pertinente a cada faixa etária.

Símbolos  Olímpicos

A bandeira:

Olimpíadas na SSP

 A bandeira  olímpica possui um fundo branco, com cinco anéis entrelaçados no centro: azul, amarelo, preto, verde e vermelho.
Este desenho é simbólico; representa os cinco continentes habitados do mundo, unidos pelo Olimpismo, enquanto as seis cores são  aquelas que aparecem  em todas as bandeiras nacionais  até o presente momento.

Símbolo inspirado nas belezas da cidade do Rio de Janeiro

Olimpiadas na SSP

Tocha

Olimpíadas na SSP

A tocha é o elo entre os Jogos da Antiguidade e os Jogos da Era Moderna. A chama sagrada, tida como elemento purificador, anuncia o começo dos Jogos e convoca o mundo apara celebrar a paz.

Mascote

Olimpíadas na SSP

É o nome dado a um animal, pessoa ou objeto animado é escolhido como representante visual ou identificador de uma marca, uma empresa ou evento.

– Vinícius recebeu este nome em homenagem ao poeta Brasileiro Vinícius de Moraes. Inspirado na fauna e flora brasileira, uma mistura "animal" de todos os bichos brasileiros. Nasceu da explosão de alegria que aconteceu quando disseram que o Rio ia ser a casa dos Jogos Olímpicos, no dia 2 de outubro de 2009.

Olimpíadas na SSP

Olimpíadas na SSP

Por Eliane Lopes
Gerente Pedagógica – Unidade SSP- Uniepre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *