Projeto Horta – Plantar e colher... O que vamos aprenderQuando pensamos sobre a importância de trabalhar projetos e temáticas na Educação Infantil, é preciso estar ciente dos objetivos almejados para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem das crianças.

Sendo assim, vale refletir: o que podemos aprender com uma horta?

Inúmeros conhecimentos científicos, como: o processo de crescimento das plantas, as diferenças e semelhanças, a germinação das sementes, etc.

Aprendemos sobre a importância dos cuidados com a natureza, incentivando a conscientização sobre o meio ambiente e nossa relação com os recursos naturais… E tantos outros conhecimentos.

Projeto Horta – Plantar e colher... O que vamos aprenderTambém estimulamos hábitos de uma alimentação mais saudável e nutritiva, quando proporcionamos as vivências práticas das crianças com o seu próprio alimento, que logo mais estará em sua mesa!

Mas, existe outro lado, muitíssimo importante, para aprender com o movimento de uma horta: o plantar e o colher.

Quando as crianças vivenciam este processo de plantar, acompanhar, cuidar, esperar, para depois colher; demonstra o movimento cíclico das nossas relações uns com os outros. E este aprendizado é de muito valor.

Conversar e discutir com os pequenos sobre este processo grandioso de uma horta, possibilita reflexões frutíferas para o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos: cognitivos, afetivos e sociais.

Vamos aprender a plantar… Cuidar… Esperar… E colher!

Projeto Horta – Plantar e colher... O que vamos aprender

Por: Ana Cecília S. C. Santana
Coordenadora Pedagógica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *