sorrindo-com-saude-topoAnualmente, o Núcleo Saúde UNIEPRE, desenvolve projetos de prevenção em saúde, dentre eles, o Sorrindo com Saúde.  Ontem, 25 de maio,  realizamos esse projeto na unidade Aché, que visa a saúde bucal dos pequenos, por meio de triagem com uma especialista em odontologia. Tivemos uma grande adesão das famílias!

Listamos pra vocês leitores, algumas curiosidades a respeito da saúde dos dentes, confiram!

Vocês sabiam?

A cárie infantil é uma doença grave dos dentes, e que resulta em dor, infecção, problemas na fala e perda de autoconfiança. Pode, no entanto, se prevenir a cárie infantil.  Vejam que dicas interessantes, elas podem auxiliar  para que se evite esse tipo de problema:

  • Evite dar mamadeira para seu bebê antes de ele dormir;
  • Quando seu bebê tiver idade entre 6 e 12 meses, comece a utilizar um copo com bico. Assim que seu bebê começar a querer pegar os adereços da mãe ou seus próprios brinquedos, é hora de introduzir o copo com bico;
  • Limpe os dentes do bebê diariamente. Quando os dentes do bebê come­çam a aparecer, por volta do seis meses, você deve limpar seus dentes, todos os dias, com uma escova de dente macia, umedecida e apropriada para a ida­de. A melhor posição para você é sentada segurando o bebê em seus braços. Você pode também se sentar no chão e colocar a cabeça dele no seu colo.
  • Veja se os dentes do bebê não têm cáries levantando seus lábios e olhando seus dentes. Caso observe pontos marrons ou esbranquiçados lembrando giz, entre em contato com o seu dentista.
  • Ao completar um ano, já é hora de levar o seu bebê para a primeira con­sulta ao dentista;
  • Para a criança a partir de 2 anos, limite o número de lanches que ela poderá comer diariamente, o ideal é de 2 a 3 por dia. Evite oferecer às crianças refrigerantes, doces e alimentos à base de amido como batata frita e bolacha. Esses lanches podem causar cáries.Cada vez que a criança ingere alimentos doces ou a base de amido ocorre um “ata­que ácido” nos dentes. Quanto mais “ataques ácidos”, mais chances de cáries! Se você decidir oferecer doces ou alimentos a base de amido, ofereça na hora das refeições;
  • Ofereça lanches saudáveis como: leite; queijo; iogurte; sucos naturais e sem açúcar, entre outros;
  • Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, principalmente, após o café da manhã e antes de ir dormir.
  • Utilize uma esco­va macia e indicada para a idade da criança, para limpar os dentes e gengivas. Caso seu filho saiba cuspir, depois da escovação, use uma porção pequena, do tamanho de uma ervilha, de creme dental com flúor.
  • Seu filho pode começar a praticar a escovação dos próprios dentes, porém, você precisará auxiliá-lo!  Quando ele terminar a escovação, dê o seu toque final.

sorrindo-com-saude-2

sorrindo-com-saude-1_

 

 

Técnica de enfermagem: Andreia S. Del Grande
Informações técnicas: Colgate e Livro Base Saúde UNIPRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *