Proposta pedagógica da UniepreA UNIEPRE parte do pressuposto que os bebês e as crianças são potentes, e capazes de adquirir e construir cultura. Acreditamos que a formação de vínculos afetivos é prioridade no trabalho da escola; assim como, a motricidade livre, o brincar e a construção da autonomia. Essa forma de trabalhar com os pequenos é fortemente inspirada em uma abordagem criada por uma pediatra húngara. Sua forma de pensar e conceber o bebê e a criança possibilita a valorização da primeiríssima infância, o olhar, o toque sensível e suave e a fala do educador de forma extremamente respeitosa, concepção que possibilita a formação de seres humanos seguros, autônomos e independentes.

O agir e o tocar com as mãos suaves, e o falar e escutar as diferentes linguagens desenvolvidas pelos bebês e pelas crianças bem pequenas estão no centro da abordagem Pikler. Parar e escutar suas expressões e movimentos são ações essenciais para que se construa vínculo afetivo seguro do educador com o bebê e com a criança pequena.

Outra questão importante é a valorização da motricidade livre. O bebê, em nenhum momento, é colocado em posição que não está preparado para realizar sozinho. As posturas e os movimentos devem ocorrer a partir da conquista da própria criança. Para tanto, é necessário ficar livre sem uso de berços, carrinhos e bebês conforto. A criança é sempre colocada em posição natural, e o espaço traz desafios para que busque transpor as etapas naturais de seu desenvolvimento motor.

Os desafios para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo é proporcionado através do Brincar. A ação exploratória de diferentes materiais, com texturas, pesos e formas variadas é o que possibilita a apropriação das coisas do mundo.

Proposta pedagógica da UnieprePlanejamos situações em que os pequenos são levados ao exercício do pensamento, seja através do levantamento de hipóteses, da resolução de pequenos problemas, da vivência de diferentes situações, especialmente por meio do brincar e da elaboração de projetos que trazem de forma organizada, contextualizada e compartilhada o acesso aos saberes já construídos pela humanidade.

Ao longo dos seus primeiros anos, o bebê e a criança pequena percorrem os caminhos mais importantes da sua vida, momento em que se estruturam os processos que contribuirão para a formação e definição do seu caráter e da sua personalidade.

Por Patrícia Bignardi
Coordenadora do Núcleo Pedagógico Uniepre
Fotos: Juliana Meneses

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