reggio-emilia-2

Amor, respeito pela diversidade, solidariedade, fraternidade, escuta atenta, amizade, reflexão são alguns dos valores e das ações que pudemos vivenciar, observar e ver nas relações das educadoras com as crianças, quando visitamos as escolas da infância em Reggio Emilia. São valores que só podem ser transmitidos se forem vivenciados.

A teoria é importante? Obviamente que sim…

reggio-emilia-3

  • Documentação e avaliação;
  • Investigação;
  • A Construção Do Projeto Educativo;
  • Formação e Desenvolvimento Profissional;
  • Pesquisa;
  • A Organização dos Espaços.

Nada disso fica de fora, afinal não podemos pensar em educação sem teoria, mas se alguém nos perguntasse… "Qual é o significado da educação de Reggio Emilia?" Responderíamos: "Essa resposta é relativa, porque em Reggio Emilia tudo tem um CENÁRIO, nada acontece de forma descontextualizada…Olhar, escutar, compreender, dialogar, sentir fazem parte dessa resposta"… Parece difícil? Mas não é…

reggio-emilia-5Basta ter sentimentos, cultivar esperanças, acreditar na possibilidade da mudança, na esperança por uma educação infantil de qualidade…

Na realidade, precisamos acreditar mais em nossas crianças, acreditar que somos capazes… Precisamos nos abrir mais para o novo, ter mais escuta para as crianças, refletir sobre nossas práticas, aprender que precisamos aprender, refletir, investigar…

Amar mais…

                       Sentir mais…

                                                Vivenciar mais a empatia…

reggio-emilia-1

Por: Flávia Vasconcellos Gusmão
Diretora Pedagógica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *