Nós, do jardim I, estamos desenvolvendo o Projeto "O mundo dos dinossauros" que tem como objetivo descobrir informações sobre estes animais que habitaram nosso planeta. Eh! Como é bom aprender vivenciando experiências e atividades que tornam estes aprendizados cada vez mais prazerosos!

Ao estudar o conceito da paleontologia e fósseis…Sim! Nós conversamos e falamos sobre estes assuntos, compartilhando ideias, conhecimentos e curiosidades. Notamos que o assunto dos fósseis de dinossauros despertou grande interesse das crianças, e, com isso, aprofundaram suas descobertas com momentos de vivências sobre como este profissional (paleontólogo) se dedica a encontrar fósseis de organismos que habitaram nosso planeta, seja ele animal ou vegetal, e que contribuem para o registro de espécies.

Sendo assim, convidamos a turma do jardim I para uma atividade de escavação na areia. Um momento bem legal e que tornou este aprendizado muito mais divertido!

As crianças se prepararam e foram escavar nossa areia para encontrar alguns “ossos” que foram previamente escondidos. Esta atividade foi realizada com lupas, pás e pincéis, para auxiliar a busca! Os pequenos estudantes foram encontrando os ossos, observavam cada peça e limpavam a areia, tentando identificar a parte que eles consideravam ser a provável de determinada espécie.

Divertimo-nos e descobrimos muitas coisas.

Deixamos o “faz de conta” se juntar com a ciência para elaborar grandes ideias e conhecimentos.

Vejam os registros das descobertas das crianças…

“Nossa, é a cabeça do tiranossauro Rex!”

“Pessoal, podemos trabalhar em equipe para encontrar mais!”

“Uau, que parte interessante!”

“Hummm… este daqui vai para um museu. Eu gostaria de ser um homem do museu.”

Por Natália Nunes (Professora do Jardim I)
Leitura e contribuição
Ana Cecília S. C. Santana
Coordenadora Pedagógica
Unidade Brainfarma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *